Área Restrita

Fetagro

Plenária propõe organização e capacitação das mulheres do campo

14/05/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Foi iniciada na manhã desta terça-feira, dia 14, a oitava edição da Plenária Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, no Centro Diocesano de Ji-Paraná.

A solenidade de abertura, realizada às 11 horas, contou com a presença da secretária de mulhres da FETAGRO, Izabel Lopes, anfitriã do evento, do presidente Lázaro Dobri (Lazinho), da secretária de políticas agrícolas Creonice Vilarim, da secretária de políticas sócias Ivone Sebastião de Oliveira, da secretária de mulheres da Contag Alessandra Lunas, da secretaria de jovens da CUT Sandra Felício, do Superintendente da Ceplac Wilson Destro, do diretor da unidade do Incra em Ji-Paraná João Luiz e do secretário regional de governo Romildo Pereira, naquele ato representando o secretário estadual de agricultura Evandro Padovani e do Padre Celestino.

Na ocasião, Izabel deu boas vindas às trabalhadoras e declarou aberta a Plenária desejando um encontro dinâmico e produtivo. Afirmou ser aquele um espaço de troca de experiências e capacitação das mulheres em busca da  valorização social das mulheres do campo e da floresta.

Alessandra Lunas, emocionada, recordou de sua trajetória no movimento sindical, onde naquele mesmo lugar (Centro Diocesano) participou de diversas atividades no início da sua atuação junto ao movimento. Para ela foi muito significativo voltar agora como secretária de mulheres da Contag, e participando de uma plenária estadual de mulheres como primeira agenda de sua nova gestão na sua base, o Estado de Rondônia.

Para Creonice Vilarim a luta é pela organização das mulheres do campo. “A plenária traz a reflexão sobre a nossa capacidade de semear, mas precisamos também ter a capacidade de nos organizar coletivamente”.

O presidente da FETAGRO Lazinho destacou que a plenária é um espaço de capacitação e de conhecimento para poder aplicar lá na base, no município. “É preciso aplicar na base o que será discutido  e poder tirar dali propostas de políticas para levar para os governos estadual e federal”, recomendou.

Lazinho desejou que a plenária possa dar um direcionamento para todo  movimento, e ñ só para as ações das mulheres. Lembrou que a FETAGRO é uma das federações mais respeitadas politicamente no país, por ter propostas e por ter juventude e mulheres mais organizadas.

Programação

Na tarde de hoje foi feita uma análise de conjuntura estadual pela secretária de políticas agrícolas da Fetagro Creonice Vilarim e uma análise nacional e internacional pela secretária de mulheres da Contag, Alessandra Lunas.

Alessandra abordou sobre o papel da agricultura familiar no cenário mundial e seu desafio enquanto responsável pela segurança alimentar no Brasil e mundo. Pontuou sobre qual é o papel da mulher neste cenário como responsável pela diversificação da produção.

A prefeita Lurdinha, de Presidente Médici, também esteve com as mulheres no período da tarde falando sobre política partidária e a participação da mulher na política.

Amanhã, dia 15, serão debatidos os temas organização da produção e geração de renda, cooperativismo, Pronaf Mulher, entre outros temas.

No último dia de Plenária, dia 16, será para lazer e diversão em um hotel fazenda.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...