Área Restrita

Fetagro

FETAGRO cobra de banco adoção de cédula rural em financiamentos

10/05/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) volta a reivindicar das agências bancárias que operam o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) a adoção da Cédula de Crédito Rural como registro de financiamentos para os trabalhadores rurais. A entidade já havia feito essa reivindicação o ano passado, durante as negociações do Grito da Terra Estadual.

A Cédula de Crédito Rural é um instrumento utilizado para a formalização do título de crédito rural, como promessas de pagamento em dinheiro sem ou com garantia real cedularmente constituída, isto é, no próprio título, dispensando documento à parte. Para tal formalização em cartório o agricultor familiar pagará pelo custo em até um quarto do salário mínimo vigente.

Recentemente foi verificado pela entidade que o Banco da Amazônia (Basa) tem condicionado a oferta de financiamento a outro instrumento de crédito, a Cédula de Crédito Bancário. Este, porém, determina que o agricultor familiar pague pelo registro da Cédula o percentual de 1% sobre o valor financiado.

A secretária de política agrícola da FETAGRO, Creonice Vilarim, explica que a Cédula de Crédito Bancário gera um aumento considerável nos custos de registro do crédito em relação a Cédula de Crédito Rural, e ressalta que a Cédula Rural foi instituída por meio de Decreto Lei de número 167 de 1967. “Temos a lei que nos assegura despesas menores. Não podemos aceitar uma imposição”, afirma.

Procurado pela direção da Fetagro, o superintendente do Basa Valdecir Tozzi, alegou que somente a Matriz, em Belém, pode autorizar a mudança do procedimento. Ainda assim, ele se comprometeu em dar solução para a questão no prazo de 30 dias.

De acordo com o presidente da FETAGRO, Lázaro Dobri, os trabalhadores aguardarão o prazo estipulado, mas caso não seja resolvido o impasse a entidade tomará medidas judiciais, como impetrar uma ação de representação para garantir esse direito dos trabalhadores.

Fonte: Assesoria FETAGRO

[caption id="attachment_2249" align="alignleft" width="300"] Creonice Vilarim, secretária de política a grícola da FETAGRO[/caption]  

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...