Área Restrita

Fetagro

Crédito Fundiário: Parecis dá andamento a processos para compra de terras

30/04/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

No último sábado, dia 27, famílias de trabalhadores rurais do município de Parecis participaram de uma reunião coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) para discutir a possibilidade de aquisição de terras através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e dar andamento aos processos necessários para compra de áreas.

Participaram da reunião o vice-presidente e secretário de política agrária da FETAGRO Fábio Menezes, o assessor da Federação e Coordenador Estadual do PNCF Ênio Queiroz, o representante da Unidade Técnica Estadual (UTE) Marcos Rodrigo e o representante da Emater José Maurício.  O evento contou também com a participação do prefeito Luiz Amaral, do presidente da Câmara de Vereadores Adalberto e os vereadores Vanderléia e Fuzil.

Após esclarecimentos e orientações acerca do Crédito Fundiário foi realizada uma visita a uma área passível de ser adquirida pelos trabalhadores (as). De acordo com o presidente do Sindicato, João “Bigode”, trabalha-se com uma proposta de acesso a terra, através do Programa, para aproximadamente 240 famílias.

Pedido de apoio

Foi solicitado ao prefeito Luiz Amaral apoio à redução ou até mesmo o não pagamento do Imposto Sobre Transferência de Bens Imóveis (ITBI), que deve ser assumido pelo beneficiário adquirente do bem. No município de Parecis o imposto é de 2%, o que equivale a aproximadamente mil reais por beneficiário. Como as pessoas que acessam o PNCF são de baixa renda, torna-se difícil para as mesmas arcarem com o tributo.

Em resposta, o prefeito se comprometeu em apresentar um Projeto de Lei específico para os beneficiários do Programa e dialogar com os vereadores para que ao apresentar o projeto, esse seja aprovado.

Na oportunidade, discutiu-se com o prefeito a respeito da necessidade de construção de estradas e sobre o fornecimento de energia elétrica na zona rural, que é essencial para o bem estar das pessoas e está diretamente ligada à questão produtiva. Discutiram também sobre o acesso aos programas sociais do Governo Federal por meio do o Cadastro Único (CAD-Único), uma vez que o PNCF está atrelando o CAD-Único a linha de financiamento com juros mais baixos - de 0,5% ao ano, entre outras vantagens. O prefeito Luiz Amaral mostrou-se sensibilizado às questões e colou-se a disposição para a busca de soluções.

Fonte: Assessoria FETAGRO

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...