Área Restrita

Fetagro

Nova diretoria da CONTAG reafirma compromisso de lutar por mais conquistas para a categoria

26/04/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A nova diretoria da CONTAG, eleita para a gestão 2013-2017, foi empossada na noite de 26 de abril, em solenidade realizada na sede da Confederação, em Brasília. Todos reafirmaram o compromisso de continuar a luta por mais conquistas e por melhores condições de vida e trabalho para os trabalhadores e as trabalhadoras rurais de todo o país.

Logo no início da cerimônia, a diretoria que encerra o mandato foi homenageada pelo trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos. Eles receberam uma mandala de presente, que é um símbolo universal, que representa equilíbrio e é uma arte do fazer coletivo. Em seguida, houve a composição do palco com os 38 membros da nova diretoria para a gestão 2013-2017. E o secretário regional da UITA, Gerardo Iglesias, declarou empossada a diretoria da CONTAG. Depois desse momento, os novos diretores e diretoras leram juntos o termo de compromisso. Todos(as) se comprometeram a desempenhar o cargo defendendo entidades sindicais éticas, democráticas, autônomas, participativas, classistas e de luta, dentre outras práticas e princípios importantes que visam fortalecer o MSTTR e valorizar os trabalhadores e as trabalhadoras rurais de todo o país. “Nos comprometemos com as lutas da categoria trabalhadora rural e com a construção de um país justo, democrático e solidário”, disseram os novos(as) diretores(as) em um dos momentos do termo de compromisso.

Alessandra Lunas, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, iniciou sua fala destacando os 50 anos da Confederação. “A CONTAG é hoje uma referência na representação de trabalhadores(as) devido a sua seriedade e suas conquistas. A nossa base grita por reforma agrária e o avanço do agronegócio é o que mais incomoda os trabalhadores(as).” A dirigente destacou a luta pela igualdade de gênero no campo, mas também com um olhar diferenciado para o que pensa as mulheres, a juventude e todos os públicos representados pela CONTAG. “Ao olhar para a juventude, temos que ter sensibilidade para pensar em qual a sucessão rural que queremos.” Alessandra homenageou ainda todas as dirigentes mulheres presentes na solenidade. “É com essa força das mulheres dirigentes que continuaremos fazendo a diferença. Vamos colocar em prática o diferencial, como o que aconteceu no congresso com a aprovação da paridade.”

Gerardo Iglesias, secretário regional da UITA, afirmou que a CONTAG é uma das organizações que sabe por que caminha e onde quer chegar. “Essas pegadas já duram 50 anos e a CONTAG caminha com uma vocação transformadora. Agora, esse não é um caminho solitário, pois muitos caminham juntos e muitos dão a própria vida nesta luta. Nunca se esqueçam que a CONTAG é o caminho e caminho de luta.”

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, lembrou dos últimos dois encontros da CONTAG com a presidenta Dilma - 11º Congresso e na entrega da pauta do Grito Terra Brasil na quarta-feira (24). “Nos últimos dez anos obtivemos muitos avanços, como o Pronaf, o PAA, o PNCF e a obtenção de terras. Os Governos Lula e Dilma não têm receio dos movimentos sociais. Estarmos aqui é um reconhecimento aos 50 anos, à nova diretoria e, principalmente, à importância do trabalho desenvolvido pela CONTAG.” Por fim, Alberto Broch, presidente reeleito da CONTAG, fez um resgate da trajetória da CONTAG nesses 50 anos. “A nossa Confederação sempre foi protagonista na luta por melhores condições de vida e trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o país. Temos que zelar para que a entidade complete 100 anos com mais luta e compromisso com a categoria.” O dirigente lembrou de avanços importantes ao longo desse tempo, como a democracia interna ao eleger as diretorias da CONTAG e das FETAGs, a aprovação da paridade de gênero e a implementação das regionais da CONTAG. “Temos a consciência de que precisamos fazer muito mais. Com o movimento fortalecido enfrentaremos grandes desafios. O caminho que nos espera é muito árduo e duro. Para contrapor a esse modelo perverso, construímos o nosso PADRSS, que nos dá a direção para a construção de políticas públicas para que os nossos trabalhadores possam produzir, comercializar e viver com dignidade no campo.”

A cerimônia foi encerrada com o momento de assinatura do livro de posse da nova diretoria e da foto oficial.

Fonte: Assessoria CONTAG

Edição: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...