Área Restrita

Fetagro

Crédito Fundiário: 240 famílias poderão adquirir suas terras em Parecis

26/04/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Um importante encontro acontecerá amanhã, dia 27, com famílias de trabalhadores rurais do município de Parecis a serem contempladas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

O encontro será coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Parecis que convoca as 240 famílias que acessarão o crédito fundiário para participarem de uma reunião e depois realizarem uma visita à área a ser adquirida pelos trabalhadores (as). Participam também da reunião, além da diretoria do Sindicato, o vice-presidente e secretário de política agrária da FETAGRO Fábio Menezes, o assessor da Federação e Coordenador Estadual do PNCF Ênio Queiroz, o representante da Unidade Técnica Estadual (UTE) Marcos Rodrigo e representantes do Poder Executivo Municipal.

Os trabalhadores já haviam se reunidos com os representantes da FETAGRO e do STTR local, no último dia 10, onde foram informados sobre as novas regras do Programa Nacional de Crédito Fundiário e discutiram a possibilidade de aquisição de áreas através do programa. Na ocasião, organizaram processos necessários para compra de terras na região.

PNCF em outros municípios

Ao longo desta semana, o assessor Ênio Queiroz esteve em outros municípios discutindo sobre o PNCF e sua aplicabilidade.

Na terça-feira (23), uma reunião organizada pelo Sindicato local foi conduzida em Campo Novo com a participação de mais de 80 pessoas, as quais receberam esclarecimentos e orientações acerca do programa.

Na quarta-feira, dia 24, foi realizada uma vista a Alvorada do Oeste para dialogar com pessoas interessadas em ter acesso a terra através do Programa, onde foram repassadas todas as regras e feita a capacitação inicial. Foi feito um diálogo também com as pessoas que já estão com processo em andamento para avançar no processo.

Ainda em Alvorada, mas na quinta-feira (25), foram realizadas visitas a três áreas passíveis de serem adquiridas através do PNCF. Estas, se compradas, irão beneficiar mais de 15 famílias.

Ênio participou ainda de uma conversa com a EMATER, Sindicato, representante dos beneficiários  e representantes da Secretaria de Assistência Social para discutirem uma forma de agilizar o cadastramento dos beneficiários do Crédito Fundiário, e que se enquadram na situação de baixa renda, para que, através do cadastramento no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), possam ser atendidas através da Linha Combate a Pobreza Rural (CPR) com juros 0,5% ao ano e demais benefícios.

Fonte: Assessoria FETAGRO

[caption id="attachment_2107" align="alignleft" width="300"] O assessor Ênio Queiroz com trabalhadores (as) rurais em Campo Novo[/caption] [caption id="attachment_2108" align="alignright" width="300"] Em Alvorada do Oeste foram repassadas todas as regras e feita a capacitação inicial para se alcançar o benefício[/caption]

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...