Área Restrita

Fetagro

Oficina internacional debate a governança fundiária

18/04/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Foi realizada em Brasilia, nos dias 15, 16 e 17 de abril a 1ª Oficina Internacional de Governança Fundiária, com a participação de representantes dos governos do Brasil, Argentina, Uruguai, México e França. O evento foi organizado pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA-MDA) e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O objetivo principal dessa oficina foi realizar uma socialização de como esses países tem tratado a governança fundiária, o histórico da constituição do ordenamento fundiário e da distribuição das terras, bem como conhecer os mecanismos legais que cada país constituiu.

Foi debatido ainda o problema da concentração da terra, seus impactos para a economia e para a soberania, e refletido sobre a investida de capital financeiro e consequentemente a estrangeirização das terras por grandes grupos internacionais.

Cada país realizou apresentações da realidade fundiária, de políticas especificas para agricultura familiar, dos marcos legais e procedimentos para controle e destinação das terras nacionais.

O Brasil apresentou as ações pensadas pela regularização fundiária como mutirões de regularização dos assentamentos, a implantação do Programa Terra Legal e outras ações ligadas a implantação de políticas públicas para a agricultura familiar.

Um dos destaques foi a experiência apresentada pela França que tem uma política de destinação das terras públicas voltadas para a juventude, aliada a uma forte ação de qualificação dos jovens que assumirão as propriedades. Nesta qualificação utiliza-se também da pedagogia da alternância, já implantada pelas Escolas Famílias Agrícolas no Brasil.

A partir de agora serão realizadas missões aos países participantes desse projeto para conhecer “in loco” essas experiências e trazê-las para promover aprimoramento das políticas fundiárias, do ordenamento jurídico, bem como nos procedimentos para regularização fundiária e assentamento das famílias.

A universidade de Santa Catarina, sob coordenação do professor Ademir Cazella que o é Coordenador do Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (LEMATE) e do Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas da UFSC, fará a sistematização dessa ação e a transformará em uma publicação.

O vice-presidente e secretário de política agrária da FETAGRO, Fábio Menezes, participou da oficina e destacou que o evento proporcionou conhecer outras experiências de controle da destinação das terras, políticas públicas para a agricultura familiar, ações para conter o êxodo rural priorizando a inclusão da juventude e das mulheres. “Sem dúvida o encontro nos mostrou que precisamos avançar na construção de mecanismos de governança da terra, para assim garantirmos a segurança e a soberania alimentar”, concluiu Fábio.

  Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...