Área Restrita

Fetagro

Produção das trabalhadoras rurais de Rondônia na Mostra das Margaridas

20/03/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Um grupo de trabalhadoras rurais de Rondônia representará toda categoria do Estado na II Mostra Nacional da Produção das Margaridas, de 22 a 24 de março, em Brasília.

A Mostra, que acontecerá no Complexo Cultural da Funarte, será uma das ações desenvolvidas no mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, e tem como objetivos dar visibilidade ao trabalho produtivo das mulheres do campo e da floresta e sua participação na agricultura familiar, e consolidar os grupos/redes de mulheres, através da capacitação, intercâmbio e divulgação de produtos originários das organizações produtivas das mulheres vinculadas ao MSTTR.

As rondonienses, que representam associações de mulheres produtoras rurais dos municípios de Ji-Paraná, Alvorada do Oeste, Presidente Médici e Corumbiara, irão expor suas produções em artesanatos.

Para Izabel Lopes, secretária de mulheres da FETAGRO, e que acompanhará o grupo no evento, esse será um espaço importante para a valorização das mulheres do campo, bem como uma oportunidade de mostrar para todo o Brasil o trabalho e produção das trabalhadoras rurais de Rondônia.

A trabalhadora Margarida Bianor de Arruda Bertaglia, da Associação das Mulheres de Vitória da União (Asmuviu), no município de Corumbiara, participa pela primeira vez e disse estar muito animada com a oportunidade de apresentar os trabalhos em artesanato das 22 mulheres que compõe a associação. “Vamos mostrar para todo o Brasil nossas toalhas bordadas, tapetes e cortinas em crochê, almofadas e redes”, destacou Margarida alguns dos produtos.

Vanderleia Banzza Boritza, da Associação das Produtoras Rurais da Comunidade de Terra Boa (Aproteb), em Alvorada do Oeste, destacou que entre os produtos a serem expostos pela associação estarão panos de pratos bordados em fita e jogos de tapetes em barbantes. Para ela, que também participa pela primeira vez, a Mostra significa uma troca de experiência. “Estou bem empolgada com a oportunidade de apresentar nossos produtos e de conhecer outros, vindos de todo o País”, frisou.

Além de promover um espaço de exposição de produtos regionais, durante a Mostra acontecerão oficinas, seminário, apresentações culturais, lançamento de publicações e outros momentos de diálogo entre as mulheres do campo e a população urbana.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...