Área Restrita

Fetagro

SECRETARIA DE POLÍTICAS AGRÁRIAS

22/02/2024
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail
FETAGRO SE REÚNE COM ÓRGÃOS ESTADUAIS E FEDERAL E ENTIDADES DE ATER PARA DISCUTIR CRÉDITO FUNDIÁRIO
 
 
 
 
A FETAGRO através da presidenta Alessandra Lunas e do secretário de Politicas Agrárias Marcio Viana, realizou no dia de ontem (21) de fevereiro de 2024, uma reunião de suma importância para nossos agricultores e agricultoras familiares do estado de Rondônia, principalmente no que tange ao acesso à terra. Participaram da reunião a EMATER, INCRA, MDA, UTE, UGE e Empresas de ATER.
 
A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ji-Paraná e dentre os vários assuntos abordados sobre o Crédito Fundiário, a principal pauta se deu em torno do funcionamento do programa após a edição das novas regras através da publicação da resolução que norteia o Crédito Fundiário. 
 
O crédito Fundiário (PNCF) é uma política pública fruto da luta do MSTTR, aprovado e sancionado há 20 anos atrás, em 25 de novembro de 2003 pelo Governo LULA ainda em seu primeiro mandato. E desde lá para cá, o programa já possibilitou que mais de 150 mil famílias pudessem realizar o sonho de possuir terra própria.  Ao todo, o PNCF já possibilitou o acesso a mais de 3,1 milhões de hectares de terra, um percentual equivalente à área territorial da Bélgica por exemplo. Em Rondônia mais de 1000 famílias foram beneficiadas em todo o estado se tornando referência para outros estados do país.
 
Uma das grandes novidades do momento sobre o PNCF e que foi uma outra conquista do MSTTR através das pautas entregues no 4º Festival Nacional da Juventude Rural é o Terra da Juventude: uma linha de crédito voltada para jovens de 18 a 30 anos. Além de todas as condições do PNCF Social, a linha para jovens ainda considera o tempo de Escola Técnica Rural, Escolas Familiares Agrícolas, ou cursos de Ciências Agrárias nas Universidades como parte da experiência mínima de 5 anos necessária para adesão ao programa, o que facilita que jovens possam permanecer no campo, uma reivindicação antiga dos agricultores e agricultoras familiares.
 
A FETAGRO que sempre lutou e acompanhou desde o inicio a implantação do programa no estado de Rondônia, reforça o seu comprometimento com a luta pela desburocratização do acesso a terra e segue na luta juntamente com seus sindicatos filiados para que no ano de 2024 e para os próximos anos, muitas outras famílias possam ter o direito a terra garantido e possam através do CRÉDITO FUNDIÁRIO realizarem o sonho de ter um lugar para viver bem e produzir de forma sustentável, consciente e em sintonia com o ecossistema a sua volta.
 
 
    
 
  
 
Redação e fotos: Wilians Santana

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...