Área Restrita

Fetagro

SECRETARIA DE POLITICA AGRICOLA

20/11/2023
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

FETAGRO SE REUNE COM IDARON PARA TIRAR DÚVIDAS SOBRE A VACINAÇÃO DE BRUCELOSE NO ESTADO

 

 

A FETAGRO, através de secretária de políticas agrícolas Elessandra Dutra, convocou na última semana uma agenda com a presidência do IDARON senhor Júlio Rocha e equipe, para tratar sobre a falta de vacinas em alguns municípios e o que pode ser feito para sanar as dúvidas dos nossos associados/as. De acordo com as escutas feitas pela federação, muitos agricultores e agricultoras estão encontrando dificuldades para realização da vacinação por não encontrar vacinas nas agropecuárias e segundo as quais, a falta de vacina, está se dando pela demora na entrega por parte dos laboratórios.

 

Durante a reunião a equipe do Idaron apresentou como se encontra o estoque de vacinas B19 e RB51 no estado e em quais estabelecimentos credenciados estava tendo os frascos para venda. Segundo os mesmos em até dez dias irá chegar uma nova remessa de 17.640 frascos de vacinas que serão distribuídos nas empresas de revenda.

 

 Provocada por bactérias do gênero Brucella, a brucelose é uma doença infectocontagiosa que atinge os animais e que em contato com animais contaminados podem atingir ao ser humano, acarretando sérios problemas de saúde publica e grandes prejuízos econômicos a pecuária.

 

Uma das formas de evitar a contaminação dos animais perpassa pela vacinação dos animais bovinos e bubalinos com porte entre os 3 a 8 meses de idade. A não vacinação do rebanho pode ocasionar multas aos agricultores/as familiares e o bloqueio da ficha no IDARON.

 

Como encaminhamento da reunião ficou acordado que nossos que as agências do IDARON nos municípios serão orientadas a divulgarem quais são as empresas credenciadas e quais estão tendo as vacinas em estoques, sendo assim uma forma de melhor transparência para os agricultores e agricultoras familiares. Nossos sindicatos estarão fazendo a visita até as agências e pedindo este relatório para informar aos nossos associados e associadas. O presidente do IDARON comunicou que está se trabalhando um decreto que regulamenta as notificações aos agricultores que descumprem o prazo de vacinação da brucelose.

 

Vale lembrar que a vacinação da brucelose é diferente do prazo de declaração do rebanho. A vacinação de brucelose deve ser aplicada nos animais entre 03 a 08 meses de vida, independente dos tempos de campanha de declaração do rebanho.

 

Não deixe pra última hora. Previna-se e deixe o seu rebanho livre da brucelose.

 

Redação  e foto: Wilians Santana

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...