Área Restrita

Fetagro

V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

28/10/2023
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

FETAGRO PARTICIPA DA V CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

 

 

 

Aconteceu nos ultimos dia 26 e 27 de outubro em Porto Velho a V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Rondônia.

 

A conferência estadual é uma das etapas de construção e preparação para as discussões a nível nacional. Tem como objetivo, aprimorar as demandas vindas dos municípios, fazer uma discussão com olhar para todo o estado, além de eleger os delegados e delegadas que irão participar da 6ª Conferência Nacional. Participam desta etapa diversas organizações e movimentos representantes da sociedade civil e governo municipal dos 32 municípios que realizaram as conferências municipais.

 

Dentre os delegados rurais, a FETAGRO estava representada por meio dos Sindicatos dos Trabalhadores/as Rurais de Alvorada do Oeste e Urupá. Ainda estiveram presentes, os delegados representantes da Unicafes, MST, Rede de Integração e Cidadania da Amazônia, dentre outros.

 

A V Conferência traz como tema central de discussão; “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, e ainda três eixos norteadores das discussões com os principais objetivos que se espera obter nos debates, sendo eles:

 

Eixo 1– Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Eixo 2-Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Publicas Garantidoras do Direito Humano à alimentação adequada.

 

Eixo 3-Democracia e Participação Social.

 

A FETAGRO foi também convidada a estar contribuindo como palestrante no eixo Democracia e participação social, na pessoa da Presidente Alessandra Lunas, segunda ela; " A realização da 6° Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que acontecerá em Brasília, nos dias 11 a 14 de dezembro, será pra nós um momento fundamental que conclui um processo de rearticulação da rede de enfrentamento a fome no Brasil através da retomada dos CONSEAS municipais e estaduais. É um momento de conquista, pois com a extinção do Consea a nível nacional já no início do governo Bolsonaro, fomos impactados pela desarticulação dos espaços de debates e construção de polícias públicas para a garantia do direito humano a alimentação, resultado disso a fome retorna ao Brasil.”

 

A V conferência estadual também cumpre a tarefa importante de retomada do Consea de Rondônia devendo ainda ser recomposto com diversas organizações da sociedade civil. E a FETAGRO que há 30 anos vem contribuindo nos debates de fortalecimento da agricultura familiar, segue na luta pela reconstrução dos espaços de debates e pela retomada das politicas publicas que estruturem de fato a Segurança Alimentar e Nutricional através do fortalecimento dos programas como PAA e PNAE.

 

Para mais informações sobre a VI Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional acesse o link: 

https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/assemblies/cnsan6/f/41/

 

  

 

Redação:Wilians Santana e Alessandra Lunas

Fotos:Marcio Ferreira

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...