Área Restrita

Fetagro

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DOS AGRICULTOR FAMILIARES PRODUTORES DE LEITE

12/10/2023
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

FETAGRO fortalece a luta por políticas públicas estruturantes na cadeia do leite em ato simultâneo com Federações do Sul do País.

 

 

 

Aconteceu ontem (11) de outubro, no município de Ji-Paraná, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, o Ato dos agricultores e agricultoras familiares produtores de leite do estado de Rondônia organizado pela FETAGRO em sintonia com as FETAGs da região sul do país para refletir sobre as problemáticas enfrentadas na cadeia leiteira e apresentar proposições conjuntas ao Governo Federal, para que o mesmo efetive politicas públicas que de fato estruture o setor do leite e garanta a redução de custos da produção e possibilite um maior acesso aos mercados comerciais.

 

O evento contou com a participação de cerca 200 agricultores e agricultoras familiares de diversos municípios. Pessoas essas que lidam com o leite a muitos anos, sendo para muitos um trabalho passado de geração em geração no seio familiar.

 

Durante o ato foi apresentado a carta construída em conjunto pelas federações e CONTAG, a qual já foi entregue ao governo federal desde a semana passada e segue o processo de negociação. Após a leitura e explanação do documento, foi aberto diálogo com os agricultores/as presentes no ato, para tratar sobre os principais gargalos que prejudicam os produtores de leite, destacando-se entres estes, o aumento exagerado da importação de leite em pó vindos do Uruguai e da Argentina que chegou a 150% a mais do que o normal. Esta entrada desenfreada ocorre por causa da renovação dos acordos de livre comércio do MERCOSUL realizado no ano de 2022 entre o Brasil e os países já citados acima.

 

Um dado alarmante e que muito tem preocupado a Federação e seus Sindicatos filiados é que no ultimo ano em Rondônia tivemos uma redução de 11,5% de vacas leiteiras, caindo de 412 mil para 366 mil cabeças, de acordo com os dados do IBGE ( Censo-2022). O que para nós significa que se não houver politicas estruturantes que incentive os agricultores e agricultoras familiares produtores de leite a permanecerem no ramo e ter uma geração de renda melhor, em pouco tempo a bacia leiteira de Rondônia poderá ser reduzida drasticamente.

 

A FETAGRO que desde o início de sua criação tem se preocupado com o setor leiteiro, segue junto a CONTAG e Federações da Região Sul, fazendo os debates e pressionando o governo federal para que intervenha e reveja os acordos bilaterais reafirmados no último ano, e atenda as necessidades do nosso povo.

 

A FETAGRO somos nós, nossa força e nossa voz!

 

    

 

    

 

 

Redação: Wilians Santana

Fotos : Michele Premoli

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...