Área Restrita

Fetagro

ENCERRAMENTO DA OFICINA NACIONAL DE POLITICAS SOCIAIS

06/10/2023
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Encerramento da Oficina do Coletivo Nacional de Políticas Sociais da CONTAG

 

 

 

No último dia (05) de outubro encerrou-se a oficina do coletivo de Políticas Sociais da CONTAG, e dentre muitos dos encaminhamentos acertados, ficou marcado uma agenda da CONTAG com a presidência nacional do INSS e diretoria de benefícios para o próximo dia (09) segunda-feira, para tratar sobre os indeferimentos indevidos de benefícios dos segurados e seguradas especiais do INSS e dessa forma cobrar soluções para atender as demandas de perícias médicas, e ainda uma garantia na redução do prazo de espera e que os serviços de automatização do INSS sejam usados de forma a garantir o direito dos segurados e não para fazer indeferimentos imediatos. Nos casos em que não forem encontrados elementos suficientes nos bancos de dados governamentais para concessão imediata que seja dado um prazo razoável ao trabalhador e a trabalhadora para apresentar os devidos documentos complementares para ratificação da autodeclaração.

 

Nas demais pautas tratadas durante a oficina, diversos encaminhamentos surgiram para garantia do fortalecimento do MSTTR e da luta por uma vida mais digna e saudável com a garantia de acesso aos direitos básicos que cada cidadão possui, em especial os agricultores e agricultoras familiares.

 

Na pauta da educação do campo o principal objetivo é fomentar e ampliar o debate da educação do campo nos estados e municípios,  na perspectiva de garantir maior adesão da juventude rural nos cursos de licenciatura em educação do campo, e ainda garantir a participação dos movimentos sociais nos fóruns de debate da educação do campo nos estados, articular e participar das conferências extraordinárias municipais, estaduais, regionais e nacional de Educação e garantir a participação das representações das FETAGs no encontro de celebração dos 25 anos da Educação do campo que vai acontecer no mês de novembro de 2023 em Salvador Bahia.

 

Já no fortalecimento da proteção infantojuvenil, ocorreu o lançamento da cartilha CONSTRUINDO UM DIÁLOGO SOBRE O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA), cartilha esta que será trabalhada nos Estados com o objetivo de envolver as crianças e adolescentes nos espaços de construção de vida mais saudável com conhecimentos dos seus direitos.

 

Um outro importante debate ocorrido nestes três dias e que envolveu também a participação do coletivo de finanças da CONTAG e das federações foi sobre a segunda etapa da campanha SINDICATO DE PORTAS ABERTAS, a qual vem trazendo novas propostas de ações voltadas a melhoria na qualidade de vida dos agricultores/as familiares e consequentemente melhorar a sustentabilidade política e financeira do MSTTR.

 

Para Sirlene Honória “finalizamos com a sensação de dever cumprido pois conseguimos fazer uma boa avaliação e construirmos boas propostas de ações de lutas em favor dos nossos associados e associadas que mantém fielmente os nossos STTRs de pé. Retornamos para a base na certeza de que estamos no caminho certo para alavancar a nossa agricultura familiar, garantindo que nossos segurados e seguradas especiais possam ter uma vida cada vez mais longa e sustentável no campo, nas florestas e nas águas.”

 

FETAGRO, há 30 anos transformando Rondônia. Não fique só, fique socio/a!

 

    

 

 

Redação:Wilians Santana, com colaboração de Sirlene Honório

Fotos:Sirlene Honória

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...