Área Restrita

Fetagro

NOTA OFICIAL

27/09/2023
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Acabou a CPI que nem deveria ter existido!

 

 

 

A FETAGRO vem a público no dia de hoje (27) de setembro de 2023, dizer que mais uma vez a verdade prevalece. Na ocasião, externamos nossa solidariedade aos companheiros e companheiras de luta do MST. Companheiros(as) estes que viveram pela terceira vez no congresso um duro processo de tentativa de criminalização da luta por acesso à terra e organização da produção agroecológica e sustentável.

 

Mais uma vez o desfecho final da CPI comprova que quem luta do lado do povo sempre vai ser berço de perseguições. As verdades infundadas pelas fakeNews e por parlamentares da direita, foram mais uma vez desmentidas com todo o trabalho suado de milhares de famílias assentadas, que com muita dificuldade fazem o uso da terra para produzirem alimentos que garantem a soberania alimentar em nosso país além de garantir uma renda para a família, fazendo o contrário dos que usufruem da terra com uma visão de uma política meramente de mercado.

 

A FETAGRO que há trinta anos luta pelo acesso a terra, organização dos agricultores familiares e acesso as políticas publicas no estado de Rondônia, comemora junto ao MST, mais uma vitória dos movimentos sociais, que cumprem com êxito o papel de lutar por uma sociedade mais justa e igualitária, com equidade de gênero, respeito as diversidades e DIREITO e DEMOCRATIZAÇÃO de ter TERRA, COMIDA e ÁGUA para todos. Vencemos mais uma batalha das inúmeras que fazemos dia a dia.

 

 Nos somamos ao manifesto apresentado na nota oficial do MST e repudiamos veementemente o relatório final apresentado pela comissão, o qual omite os reais problema do campo brasileiro, como o aumento desenfreado das queimadas, desmatamentos, grilhagem de terra, violência no campo, florestas e águas, atividades análogas a escravidão, destruição dos recursos hídricos, contaminações dos lençóis freáticos por meio de agrotóxicos, dentre tantas ouras problemáticas agrárias, evidenciando-se assim de forma clara que a instauração da CPI foi mais uma tentativa exacerbada de criminalizar, intimidar e perseguir as lideranças deste país que lutam pela democratização do acesso à terra, por produção de alimentos limpos e livres de veneno, e pela construção de um projeto popular de sociedade onde todos sejam inclusos.

 

 A CPI que nem deveria ter existido terminou em fracasso para seus proponentes. Viva  a luta dos Movimentos Sociais por Reforma Agrária justa e soberania territorial.

 

Leia na íntegra a nota oficial do MST através do link : https://mst.org.br/2023/09/27/cpi-contra-o-mst-fracassa/

 

Redação:Wilians Santana

Foto: Reprodução

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...