Área Restrita

Fetagro

Uso Sustentável de Reservas in Bloco

27/08/2023
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

𝐅𝐞𝐭𝐚𝐠𝐫𝐨 𝐞 𝐄𝐜𝐨𝐩𝐨𝐫é 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐦 𝐝𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐜𝐚𝐦𝐩𝐨 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐮𝐬𝐨 𝐬𝐮𝐬𝐭𝐞𝐧𝐭á𝐯𝐞𝐥 𝐝𝐞 𝐫𝐞𝐬𝐞𝐫𝐯𝐚𝐬 𝐢𝐧 𝐛𝐥𝐨𝐜𝐨 𝐧𝐨 𝐚𝐬𝐬𝐞𝐧𝐭𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐅𝐥𝐨𝐫 𝐝𝐚 𝐒𝐞𝐥𝐯𝐚

 

Aconteceu ontem (26) de agosto no município de Parecis, no assentamento Flor da Selva um dia de campo organizado pela Ecoporé e com a participação da FETAGRO nas pessoas da presidente Alessandra Lunas e dos diretores de meio ambiente e agrária Teófilo Santana e Marcio Viana, e do STTR de Pimenta Bueno na pessoa da Presidenta Débora Sfalcini.

 

 

  

 

O principal objetivo do evento foi discutir sobre as possibilidades de geração de renda que existe naquele lugar através da exploração sustentável da reserva ambiental in bloco e apresentação aos beneficiários da importância de manter a floresta em pé, da sua conservação e de que é sim possível ganhar dinheiro com ela.

 

  

 

O Assentamento Flor da Selva, localizado em Parecis é o maior assentamento de beneficiários do crédito fundiário. Política pública conquistada pelo MSTTR para possibilitar a primeira terra a quem nunca teve e assim nela produzir e dela sobreviver.

 

 

Quando falamos em reserva legal, segundo o código florestal se trata de uma área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a recuperação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como abrigar e proteger a fauna silvestre e a flora nativa daquele lugar.

 

Para Alessandra Lunas, “ é a chance dessas famílias garantirem uma renda extra através da exploração da reserva, seja na extração de óleos, coleta e seleção de sementes, ou até mesmo da produção de pequenas receitas através das frutas nativas encontradas no local e com a venda desses produtos obterem uma renda extra para suas famílias. A reserva in bloco, ela é uma forma que nós temos também, de manter o equilíbrio do nosso ecossistema, que tem cada dia sofrido alterações irreversíveis. Daí então, a necessidade de garantir que nossas poucas florestas que ainda resistem, fiquem de pé e sejam conservadas.”

 

Um exemplo de exploração sustentável de reserva in bloco é a Resex Cautário, localizada nos municípios de Costa Marques e Guajará- Mirim com mais de 146 mil hectares de floresta nativa, criada em 1995 com a finalidade de conservação ambiental e uso sustentável da mesma através da exploração extrativista.

 

A Ação Ecológica Guaporé, vem a alguns anos em parceria com a FETAGRO realizando eventos de conscientização, capacitação, cuidado e proteção do meio ambiente com o intuito de amenizar os danos causados a casa comum, principalmente pela chegada desenfreada do agronegócio.

 

      

 

   

 

 

Redação:Wilians Santana

Fotos:Teófilo Santana

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...