Área Restrita

Fetagro

FETAGRO participa da 7ª Edição da Marcha das Margaridas com número expressivo de participantes

20/08/2023
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

FETAGRO participa da 7ª Edição da Marcha das Margaridas com número expressivo de participantes

 

 

 

 

A maior ação de massa da América Latina aconteceu nos últimos dias 15 e 16 de agosto na capital do país, Brasília. Coordenada pelas mulheres agricultoras familiares da Confederação Nacional da Agricultura Familiar – CONTAG, o evento conta ainda com a participação de 16 organizações parceiras que ajudam na articulação e mobilização das participantes, que se deslocam dos rincões mais distantes do país para denunciar, sugestionar e reivindicar os seus direitos ao governo federal.

 

O evento recebe o nome de Marcha das Margaridas em homenagem a sindicalista Margarida Maria Alves, que há 40 anos atrás foi assassinada a mando de latifundiários da região de Alagoa Grande na Paraíba, por lutar por dignidade e reconhecimento dos trabalhadores assalariados dos canaviais aos redores de seu município.

 

Desde muito pequena Margarida sempre foi destemida e jamais se conformou com a injustiça contra os menos favorecidos e excluídos da sociedade. Liderança nata, em um dos seus discursos relata que jamais fugiria da luta e se preciso fosse tombaria em defesa de seus companheiros e companheiras. E assim se sucedeu, quando no dia 12 de agosto de 1983 teve sua vida ceifada enfrente a seus filhos e marido na porta da própria casa onde morava.

 

Dezessete anos após sua morte, nas ruas de Brasília deu-se inicio a Marcha de muitas mulheres; agriculturas, quilombolas, indígenas, pescadoras e extrativistas de todo o país, somando-se a um público de 20 mil mulheres que a exemplo de Margarida Alves denunciava, sugestionava e reivindicava os seus direitos, marchando com panelas vazias na cabeça e gritando aos quatro ventos que existia 2000 mil razões para se lutar contra a fome, a pobreza e a violência sexista.

 

Desde então, esta ação protagonizada e organizada pelas mulheres agricultoras do MSTTR veio ganhando corpo, se tornando o maior evento de massa realizado de tempos em tempos no continente  latino americano, somando-se 23 anos aos quais se vem celebrando esta ação reivindicatória que ao mesmo tempo que denuncia as mazelas da sociedade, também propõe ao governo sugestões de mudança nas plataformas políticas, afim de melhorar a qualidade de vida da população brasileira com foco na vida das mulheres, fortalecendo um projeto de sociedade que seja minimamente atendidas as necessidades do povo.

 

Nesta sétima edição, o evento contou com o maior número de participantes de todos os tempos, sendo aproximadamente 130 mil margaridas de todos os estados brasileiros e de mais de 33 países que floriram e enfeiraram as ruas da capital brasileira marchando “Pela Reconstrução do Brasil e Pelo Bem Viver”.

 

 

 Assim como nas edições anteriores a presença da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Rondônia – FETAGRO na marcha das margaridas 2023 não poderia ser diferente. Com público recorde de companheiras e alguns companheiros que se somam na luta, a federação enviou 11 ônibus num total de mais de 500 participantes.

 

A secretaria estadual de Mulheres da FETAGRO Rosilei Nillio destaca que esta ação só foi possível graças ao empenho do coletivo estadual de mulheres, das organizações parceiras do estado, e da ajuda da deputada Claudia de Jesus ( PT) que através de projeto apresentado pela federação, indicou uma emenda parlamentar ao governador Marcos Rocha ( União Brasil) para que atendesse a solicitação das Margaridas de Rondônia no deslocamento das mesmas até Brasília para participação no evento.

 

Diante dos 13 eixos norteadores da pauta das Margaridas entregue pela CONTAG no dia 21 de junho de 2023 ao governo federal e depois de uma extensa negociação, o governo federal em seu discurso durante o cerimonial final da Marcha das Margaridas em frente ao Palacio do Planalto, anunciou de imediato medidas que visam atender as pautas que para as margaridas são prioridades. Dentre estas anunciadas estão; Reforma Agrária, Quintais Produtivos, Bolsa Verde, Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, Criação da Comissão Nacional de Enfrentamento à Violência no Campo e Linhas especificas de fomento e fortalecimento do crédito para as mulheres através do Pronaf Mulher.

 

Em seu discurso Lula deixou claro que estes anúncios por ele feito" convergem para a autonomia econômica e inclusão produtiva das mulheres rurais".

 

Enquanto anunciava o Pacto Nacional de Prevenção aos casos de Feminicídios o presidente então enfatizou "É preciso criar uma cultura de respeito no campo e nas cidades. Não toleramos mais discriminação, misoginia e violência de gênero. Não podemos conviver com tantas mulheres sendo agredidas e mortas diariamente dentro de suas casas".

 

Para as Margaridas de Rondônia que foram para lá atrás de mudanças melhores para a sociedade rondoniense, este anúncio da criação do Pacto Nacional de Combate ao Feminicídio, é uma resposta muito positiva e significativa, visto que o estado é o maior em casos fatais de violência doméstica contra as mulheres.

 

Outro anuncio importante e que vale aqui destacar é o programa de criação e implantação dos quintais produtivos para as mulheres agricultoras, que terão através deste acesso à insumo, equipamentos e utensílios para desenvolver seus trabalhos gerando renda extra, estabilidade na soberania alimentar do país em especial do estado de Rondônia, bem como ao mesmo tempo zelar pelo cuidado com a casa comum.

 

Segundo Rosilei Nillio a Marcha das Margaridas não termina nas ruas de Brasília, ali é apenas o inicio dos trabalhos que precisam ser desenvolvidos com as mulheres nas bases dos STTRs, bem como nas bases das instituições parceiras, fomentando ações estratégicas de fortalecimento e independência da mulher, pelo seu direito de ser e existir no campo, cidade, floresta e águas.

 

              

 

Ainda no primeiro dia da marcha o vice governador do estado de Rondônia Sergio Gonçalves, esteve presente no Parque das Cidades acompanhado da Deputada Claudia de Jesus ( PT), o mesmo parabenizou as mulheres pela a articulação e mobilização em busca de seus direitos e se comprometeu em ajudar as mulheres do estado em articular agenda com o governador Marcos Rocha, para tratar das pautas das margaridas específicas do estado de Rondônia, como a casa da mulher brasileira e o funcionamento e ampliação das delegacias da mulher estado a fora.

 

       

   

 

 

FETAGRO, à trinta anos na defesa dos Agricultores e Agricultoras Familiares do estado de Rondônia. A FETAGRO somos nós, nossa FORÇA e nossa VOZ.

Margarida Maria Alves, Presente Ontem, Hoje e Sempre!

 

 

                  

   

                

 

       

               

 

       

 

               

 

          

 

        

 

 

Redação: Wilians Santana

Fotos:Wilians Santana  e Fabricia Lopes

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...