Área Restrita

Fetagro

FETAGRO participa da entrega de pauta da 7° Marcha das Margaridas ao Governo Federal e ao chefe do legislativo

21/06/2023
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

FETAGRO participa da entrega de pauta da 7° Marcha das Margaridas ao Governo Federal e ao chefe do legislativo

 

Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver

 

 

 

 

A secretária de mulheres da Fetagro Rosilei Nillio está presente em Brasília desde o dia 19 de junho para alinhamento e entrega das pautas reivindicatórias da sétima marcha das margaridas que irá acontecer nos próximos dias 15 e 16 de agosto de 2023 no Parque das Cidades em Brasília.

 

A marcha das Margaridas é uma ação de massa realizada de 4 em 4 anos articulada pelas mulheres agricultoras familiares do MSTTR em parceria com várias outras companheiras que lutam por políticas públicas em prol do desenvolvimento e independência feminina. 

 

A primeira marcha aconteceu nos anos 2000 e reuniu cerca de 20 mil mulheres. Já para este ano o público estimado é de 120 mil mulheres que juntas irão as ruas de Brasília reivindicar ao governo federal, políticas públicas que tornem a vida das mulheres um pouco melhor, garantindo independência financeira, direito a vida, garantia de renda no campo, florestas e águas, dentre outras.  Será um momento de encontro e reencontro de muitas companheiras de lutas.

 

A sétima marcha traz 13 eixos norteadores que auxiliarão os debates nas bases do MSTTR e das ramificações parceiras da Marcha. Seu tema principal é a reconstrução do Brasil e do bem viver. Para a secretaria de Mulheres da Fetagro Rosilei Nillio, “estar presente aqui em Brasília, fazendo os últimos ajustes das nossas pautas e hoje aqui no Palácio do Planalto, entregando agora essas nossas pautas ao governo federal e ao chefe do legislativo é mostrar mais uma vez que a nossa CONTAG, a nossa federação, bem como o movimento como um todo, se preocupa com nossas companheiras que estão na labuta dia a dia fazendo chuva ou sol e que não desiste de lutar por melhoria. Estou aqui representando a todas as companheiras agricultoras familiares e assalariadas rurais e todas as mulheres da classe trabalhadora. Ver o governo hoje composto por tantas mulheres frente a chefia dos ministérios é ter a certeza de que estamos contribuindo para essa reconstrução do nosso Brasil e do nosso bem viver. Como diz a companheira Alessandra Lunas a qual eu muito admiro, "o fogo de monturo está fazendo efeito".

 

 

 

A FETAGRO está organizando pela secretaria de mulheres juntamente com os STTR’S e a rede parceira no estado aproximadamente 500 mulheres que marcarão presença em Brasília, somando-se juntos das demais para marcharem e colorirem as ruas de Brasília, com suas diversidades e riquezas de experiências.

 

FETAGRO, há 30 anos defendendo você agricultor/a. Não fique só, fique sócio/a.

 

A FETAGRO somos nós nossa força, nossa voz.

 

             

 

            

 

Redação: Wilians Santana

Fotos : Rosilei Nillio e Comunicação CONTAG

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...