Área Restrita

Fetagro

FETAGRO busca parceria para participação na 7ª Marcha das Margaridas

07/06/2023
08/06/2023
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

FETAGRO busca parceria para participação na 7ª Marcha das Margaridas

 

“É melhor morrer na luta do que morrer de fome” 

    Margarida Alves

 

 

 

A FETAGRO através de sua direção executiva, representada pelo vice-presidente Manoel Carlos Dantas, secretário de Meio Ambiente Teófilo Santana e o secretário de Políticas Agrárias Marcio Viana, juntamente com assessores da deputada Claudia de Jesus (PT) se reuniram no dia de ontem (07) de junho de 2023, com o chefe da emater Luciano Brandão para buscar uma forma de parceria com o intuito de fortalecer a participação das mulheres na sétima marcha das margaridas, que acontecerá em Brasília nos dias 15 e 16 de agosto deste ano.

 

Vale lembrar que a marcha das margaridas é um grande movimento de massa realizado e organizado pelas mulheres agricultoras familiares, com a participação de varias companheiras de outros segmentos e instâncias, ganhando ao longo dos anos caráter internacional. Este ano será realizada a 7ª edição, com o tema “Margaridas em Marcha pela Reconstrução do Brasil e Pelo Bem viver”.

 

Segundo o vice-presidente, “foi um momento de buscarmos apoio para fortalecermos a ida das companheiras até Brasília, para participarem deste grandioso evento. Compreendemos o tamanho da responsabilidade que nós agricultores e agricultoras familiares temos quanto a nossa participação na reconstrução do país. A pouco, realizamos o nosso 4º festival nacional da juventude rural, com o intuito de olharmos para as resistências que nossos jovens necessitam enfrentar e fazer para ficarem em suas propriedades e para serem respeitados como sujeitos jovens do campo, florestas e águas. Agora chega a vez das mulheres estarem realizando mais uma marcha, lutando pelos direitos coletivos das mesmas e da sociedade como um todo e nós homens, estamos juntos para somar nessa luta, que é de todos e todas.”. Afirmou ainda que a emater se mostrou bastante interessada no assunto, pois o intuito da instituição também é buscar o fortalecimento das mulheres agricultoras acompanhadas por seus extensionista.

 

 

A FETAGRO sempre participou de todas as edições da marcha das margaridas, e neste ano não será diferente. Mulheres agricultoras, quebradeiras, indígenas, quilombolas, professoras, advogadas, contadoras e vários outros segmentos estarão marchando rumo a Brasília, munidas de um só pensamento, “reconstruir nosso país e nosso bem viver”, salientou a secretaria de mulheres da Federação Rosilei Nillio. Serão aproximadamente 120 mil mulheres nas ruas de Brasília, marchando pela reconstrução e bem estar das mesmas e da sociedade como um todo. Assim como aconteceu na edição de 2015 onde a atual presidenta da federação Alessandra da Costa Lunas, estava ainda como secretaria nacional de mulheres pela CONTAG.

 

 

A FETAGRO, segue marchando e lutando pela reconstrução das politicas publicas e pela criação de outras que garantam a geração de renda, independência financeira entre outros direitos das Mulheres do campo, florestas e águas.

 

São trinta anos de lutas e conquistas defendendo você. Não fique só, fique sócio/a!

 

A FETAGRO somos nós, nossa Força, nossa Voz.

 

Redação: Wilians Santana

Fotos: Rayne Freire e Naiara Pontes/SG 

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...