Área Restrita

Fetagro

Nota de repúdio - Corte nos recursos destinados à Educação pública

10/06/2022
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

O Fórum Estadual Popular de Educação de Rondônia (FEPERO) vem a público manifestar repúdio diante do corte de 14,5% da verba destinada ao custeio de Universidades e Institutos Federais, anunciado pelo Governo Federal. A medida coloca em risco o funcionamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), que já vem sendo fortemente penalizado com a redução de orçamento nos últimos anos.

 

O atual projeto de governo utilizado pelo presidente Jair Bolsonaro mostra cada vez mais sua face, sendo ela a do sucateamento da Educação, Tecnologia e Ciência brasileira. Enquanto o país tenta se recuperar das sequelas causadas pelo fechamento das escolas durante o período de pandemia causado pela Covid-19, o Governo Federal opta por adotar uma postura que vai em contramão ao que, de fato, a Educação necessita.

 

Esse tipo de ação desconsidera o funcionamento dos Institutos e Universidades, que precisam de investimentos para garantir a sobrevivência das estruturas físicas e do bom funcionamento dos serviços de limpeza, seguranças e energia elétrica, por exemplo. Além disso, impacta diretamente na qualidade do ensino, apresentando prejuízo às atividades prestadas à sociedade.

 

Ao negar aplicação de investimentos na área educacional, toda sociedade é impactada, uma vez que o desenvolvimento social e econômico do país se produz também dentro dos laboratórios das instituições públicas por meio do conhecimento.

 

Diante disso, o FEPERO reitera seu repúdio diante dessa medida e exige que o Governo Federal reveja sua postura acerca do retrocesso, que apresenta efeitos danosos para a comunidade acadêmica e para sociedade em geral.

Fonte: FEPERO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...