Área Restrita

NOTA PÚBLICA DO CONSELEITE-RO

27/04/2021
0 ComentáriosImprimirEmail

O Conselho Paritário entre Produtores e Indústrias de Laticínios – Conseleite/RO vem a público esclarecer os resultados a Resolução Abril/2021, publicada na semana passada.

O Conseleite/RO é uma importante conquista para o setor lácteo, tendo seus trabalhos iniciados em 2011, em funcionamento desde 2012, visando sempre dar a máxima transparência ao setor, aos dados técnicos e a análise da cadeia de lácteos no estado.

OCONSELEITE

É um conselho que reúne Produtores e Indústrias de Laticínios, formado paritariamente pelo mesmo número de representantes dos produtores rurais de leite e das indústrias de laticínios de Rondônia. Trata-se de uma associação regida por estatuto e regulamentos próprios, com o principal objetivo da busca proativa de soluções conjuntas, pelos produtores rurais e indústrias, para os problemas comuns do setor lácteo rondoniense, por meio de uma relação mutua de confiança que visa uma maior clareza no estabelecimento de valores de Referência para a matéria-prima leite.

PRINCIPAL OBJETIVO DO CONSELEITE/RO

Gerar resolução mensal, com valores de referência para a matéria prima – leite, a ser apreciada e aprovada pelos representantes deste conselho, visando dar transparência as partes, em relação as negociações no período, minimizando desta forma possíveis conflitos e tornando o setor mais transparente.

ORGANIZAÇÃO E FUNCIONALMENTO DO CONSELEITE

O Conselho tem um presidente e um vice-presidente, sendo um representante dos produtores e um das indústrias, alternando-se anualmente na presidência e vice, ambos são eleitos para um mandato de dois anos dentre os membros titulares do Conselho, há ainda um secretário escolhido pelo Conselho que o assessora administrativamente, no âmbito técnico o Conselho é assessorado por uma Câmara Técnica e Econômica – CAMATEC – coordenada por dois professores da UFPR – Universidade Federal do Paraná, esta câmara consultiva é composta por 6 membros titulares e igual número de suplentes, sendo que metade são indicados pelas Federações representantes dos produtores (as) FAPERON e FETAGRO e metade pelo SINDILEITE.

Vale ressaltar que a representatividade da amostra das indústrias participantes do Conseleite – RO, chega a ser de 75% do total do leite industrializado no estado, portanto, uma amostragem bastante robusta, o que reforça a assertividade dos resultados.

VALORES DE REFERENCIA

Além dos preços médios de comercialização dos derivados pelas indústrias, o método de cálculo do Valor de Referência considera as seguintes variáveis: mix de comercialização dos derivados; rendimento industrial do leite na fabricação dos derivados e participação do custo da matéria-prima no custo total de produção dos derivados, o custo total de produção dos derivados inclui o custo agrícola (de produção do leite), o custo industrial de fabricação e o custo de comercialização dos derivados.

As informações são coletadas nas empresas que participam do CONSELEITE, os preços médios e o percentual de participação, o rendimento industrial e a participação do custo do leite variam conforme Custos Efetivos na produção e os custos de industrialização, gerando desta forma, resultado do valor justo que as empresas, dada as circunstâncias comerciais, conseguiriam remunerar o leite naquele período.

Desta forma, o Valor de Referência é a capacidade de pagamento da matéria-prima (leite) pelas indústrias, calculado a partir dos preços de venda das indústrias participantes do Conselho, dos seguintes derivados lácteos: leite pasteurizado, leite UHT, leite cru resfriado, leite em pó, bebida láctea, iogurte, creme de leite, doce de leite, requeijão, manteiga, queijo prato, queijo muçarela,  o preço de referência representa um valor justo para a remuneração da matéria-prima tanto para os produtores rurais quanto para as indústrias, e éfixado levando em consideração também a margem daindústria.É importante salientar que esse trabalho é mensal. Portanto, sempre atualizado e dinâmico, expressando a realidade por que passa o setor.

Aplica-se ao leite padrão com uma escala de ágios e deságios do valor de acordo com parâmetros de qualidade e volume do leite entregue pelo produtor rural servindo como base para a livre negociação comercial entre os produtores rurais de leite e a indústria de laticínios, através de parâmetros técnicos e econômicos definidos pela câmara técnica, garantindo assim uma justa negociação.

Vale destacar, que o setor lácteo rondoniense, tem enormes espaços para melhorias, em todos os elos da sua cadeia produtiva, desde o fornecedor de insumos, produtores, indústrias, comercio e consumidores.

MATERIA- PRIMA

FEVEREIRO/2021

MARÇO/2021

VARIAÇÃO

Leite entregue em

FEV/21 a ser pago em MAR/21 (R$/l)

Leite entregue em

FEV/21 a ser pago em MAR/21 (R$/l)

R$/litro

Menor Valor de Referência

25

750

(*) Os valores de referência da tabela são para a matéria-prima leite “posto no tanque de resfriamento”, o que significa que o frete de segundo percurso não deve ser descontado do produtor rural.

Nos valores de referência está incluso Funrural de 1,5% a ser descontado do produtor rural. Observação: O Conseleite Rondônia alerta que outros parâmetros são considerados pelo mercado para estabelecer o valor final do leite a ser pago ao produtor, tais como: 1. Fidelidade do produtor ao laticínio; 2. Distância da propriedade até o laticínio; 3. Qualidade da estrada de acesso a propriedade rural; 4. Temperatura do leite na entrega; 5. Capacidade dos tanques de resfriamento de leite da propriedade; 6. Tipos de ordenha; 7. Adicionais de mercado devido a oferta e procura pelo leite na região; 8. Sazonalidade da produção; 9. Condições sanitárias do rebanho; 10. Outros benefícios concedidos pelas indústrias.

A resolução ABRIL/2021 estabeleceu o Valor de Referência para matéria-prima (leite) entregue em Março/2021 (pago em Abril/2021) no Estado de Rondônia, juntamente com um comparativo do mês anterior.

O Valor de Referência do litro do leite padrão ficou em R$ 1,25460, para o leite entregue em Março para ser pago em Abril, com uma variação positiva de R$ 0,0033 em relação ao leite entregue em Fevereiro e pago em Março que foi de R$1,2524. A resolução encontra-se disponível no site da SEAGRI e nas páginas dos participantes.

O valor padrão sobre volume de 25 litros/dia se baseia na unidade com 3,30% de gordura, 8,75% de componentes sólidos, 375 ml de contagem de células somáticas; e 325 ml de proliferação bacteriana por contaminação externa, relacionada à higiene na coleta.

CONSELEITES NO BRASIL

A universidade Federal do Paraná completou este ano 19 anos de trabalho à frente de Conseleites em vários estado do Brasil. O primeiro foi o Conseleite do Estado do Paraná que teve seu início em 2002.

A Universidade Federal do Paraná/FUNPAR auxiliou na implantação e assessora aos Conseleite dos principais estados produtores de leite no país, com destaque para Minas Gerais, Santa Catarina Mato Grosso do sul, Mato Grosso, dentre outros.

Esta grande experiência acumulada, somada a transparência e profissionalismo fez com que, mesmo em momentos de crises, as indústrias continuassem informando seus custos de produção e os produtores continuassem utilizando os valores de referência para fazer a negociação de preço com as indústrias.