Área Restrita

Fetagro

FETAGRO E SINDICATOS DOS TRABALHADORES RURAIS SÃO DESTAQUES EM RONDÔNIA NA ARTICULAÇÃO DE FAMÍLIAS PARA O CRÉDITO FUNDIÁRIO

29/03/2021
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Uma conquista do Movimento sindical, o Programa Nacional de Crédito Fundiário tem sido uma excelente alternativa para o acesso à terra e a geração de renda para muitos agricultores em Rondônia. A FETAGRO e os STTRs têmatuado fortemente para a mobilização de famílias, qualificação de propostas e contratações, poracreditar na importância do programa e para atender a demanda por acesso à terratrazida pelos associados.

O Programa de CréditoFundiário até 2020 foi realizado por um conjunto de órgãos que atuaram para a concretização do programa, iniciando com mobilização e capacitação das famílias realizadapelo STTRs e pela FETAGRO, a elaboração do projeto e posteriormente a prestação do serviço de assistência técnica, a Unidade Técnica Estadual que faz a gestão e fiscalização dos projetos, o banco do Brasil que faz o processo de contratação, utilizando os recurso do Fundo de Terras do Governo Federal.

Em 2018 e 2019 foram realizadas pela FETAGRO, nos 51 municípios do Estado de Rondônia, 103 capacitações com agricultores, técnicos, entes públicos, abrangendo um público de 16.800 pessoas com o objetivo de informar o funcionamento do programa, qualificar os agricultores(as) e iniciar o processo de seleção das famílias.Todo esse processo de capacitação e mobilização resultou no ano de 2018 na contratação de 116 propostas e no protocolo de 34 novas propostas junto a instituição financeira. Já em 2019 foram contratadas as 34 propostas que estavam em análise no Bancodo Brasil e novas 364 propostas foram encaminhadas ao banco, além de 64 novas propostas para a Unidade Técnica Estadual, responsável pela análise dos projetos. Ainda em 2019 os STTRs também realizaram a mobilização e qualificação de 280 novas propostas.

No ano de 2020, mesmo com as dificuldades da pandemia, 350 projetos foram contratados e no começo de 2021 contratamos mais 06 projetos no município de Rolim de Moura.

A execução do Programa em Rondônia foi destaque em nível Nacional pelo número de contratações, pela qualidade do projeto, pela sinergia e parceria entre os entes do projeto. Graças à parceriaeao diálogo entre os sindicatos com as empresas de ATER, com o Bando do Brasil e com a UTE foi possível cumprir o planejamento e assinar mais de 500 contratos nos últimos três anos, não foi uma ação individual, de uma instituição, mas um esforço coletivo para que muitos agricultores tivessemacesso a primeira propriedade.

O programa segue sendo uma prioridade no movimento sindical dada a sua importância social, em possibilitar que agricultores que não possuem terra ou que tem uma pequena propriedade possam se utilizar do recurso do fundo de terras para realizar o sonho de ser agricultor familiar. No entanto agora com uma dificuldade pois mesmo com estes avanços o governo federal não foi capaz de reconhecer a importância que cumpre o STTR, passando agora pra uma nova fase do programa depois de diversas reformulações, onde na mesma não tem espaço para atuação direta do movimento sindical. Para continuarmos atuando terá que ser por malabarismo nosso, por meio de outras parcerias que estão credenciadas. Consideramos ser esse um dos retrocessos que o programa vive hoje, após toda a experiência que obtivemos  acompanhando atéaqui, deixar o programa apenas nas mas de órgão oficiais e empresas de ATERdesde o processo de mobilização pode ser um grande retrocesso.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...