Área Restrita

Fetagro

FETAGRO COBRA DO GOVERNO DO ESTADO AÇÕES MAIS EFETIVAS QUE POSSAM GARANTIR PREÇO JUSTO DO LEITE EM RONDÔNIA

29/03/2021
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

         Infelizmente a flutuação do preço do leite é algorecorrente não apenas em Rondônia como também no âmbito nacional. Novamente produtores de leite voltam a enfrentar a situação de baixa nos preços pagos aos agricultores, alémde se notar uma diferenciaçãosignificativa nos preços praticados entre uma empresa e outra, o que nos coloca em alerta do porquê dasdiferenças de valores. Sabemos que parte disso se deve a uma concorrência entre as próprias empresas pelo produto, no entanto é precisoque o preço justo possa ser garantido a todos os produtores, situação estábastante agravada com a alta significativa no preço dos insumos, em especial neste período de pandemia.

            Neste sentido, espaçosde diálogo e de compreensão do processo e definição de solução são importantíssimos para se encontrar medidas viáveis para tal situação. Um destes espaços é oCONSELEITE. Finalmente após paralisação de quase dois anos pela dificuldade operacional da recontratação da Universidade que contribuía com o levantamento de dados para ser publicado preços de referência,o conseleite volta a operar e esperamos que já no mês de abril estes valores possam ser divulgados. Mas já em debate na últimareunião do conseleite ficou claro as insatisfações trazidas pelos representantes dos agricultores, e também das indústrias. Foi ainda pautada a situação junto ao CONDALRON, que é oconselho que tem a responsabilidade de  aprofundar a problemática do setor leiteiro no estado e propor medidas junto ao estado.

Bem temos aí umamatemática que não fecha, agricultores que reclamam não estar recebendo preço justo que garanta lucros mínimos em sua produção, uma vez queneste mês de março os preços pagos aos agricultores variaram de R$1,20 a R$ 1,70, isso tomando em conta que essa variação pode ser identificada dentro de um mesmo município, neste caso identificamos são Miguel do Guaporé como exemplo, mas temos relatos de agricultores com situações similares nos demais municípios do estado. É possívelse identificar agricultores já se desfazendo de suas matrizes leiteiras por não conseguir manter a produção, indústrias que reclamam alto estoque e dificuldade de venda em virtude da pandemia dentre outros fatores, e ao mesmo tempo vemos que nas prateleiras dos supermercados os preços abusivos que vem sendo praticados tanto na venda do queijo mussarela, principal produto comercializado pelas indústrias, ou mesmo do Leite UHT.

            Neste sentido ficam algumas perguntas a seremrespondidas, quem estálucrando com este processo? Quem regula os preços dos produtos nos supermercados? Qual tem sido a ação do PROCON neste sentido? Uma vez que em plena pandemia se estivessem sendo oferecidos preços justos ao consumidor com certeza seria possível aumentar também o consumo, já que com a pandemia sabemos que a condição de renda da maioria das famílias tem chegado a um patamar extremamente baixo, e muitas famílias perderamtotalmente sua renda.

            Compreendemos que é preciso avançar em medidas mais efetivas seja no âmbito estadual como no âmbito nacional, e garantir maior regulação de mercado, de forma a não permitir a entrada de leite de outros países no mercado brasileiro, valorizando assim a produção brasileira e também garantindo que o leite com preço justo, possa ser de fato parte da cesta básica de todos os brasileiros.

            É precisoainda que as leis que aprovamos ano passado no âmbito estadual, ambos de autoria do Deputado Lazinho da FETAGRO, que exigem que o agricultor receba o valor do preço a ser pago pelo seu leite antecipadamente a entrega e também a lei que convoca todas as empresas que compram leite no estado façam parte do conseleite, sejam devidamente regulamentadas a fim de que se garanta a efetividade das mesmas e assim se possa acompanhar de maneira mais transparente os desafios enfrentados pelo setor de fundamental importância a economia do estado que é acadeia do LEITE.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...