Área Restrita

Fetagro

FETAGRO COMEMORA ASSINATURA DE MAIS DE 350 CONTRATOS DO CRÉDITO FUNDIÁRIO

17/09/2020
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A FETAGRO comemora a conquista de 356 famílias de trabalhadores rurais que concluíram nesta terça (15/09) assinatura dos contratos para aquisição de propriedade pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) em Rondônia.

 

Com o programa, trabalhadores rurais sem terra ou com pequenas propriedades acessam recurso subsidiado para a compra da terra, assistência técnica e implementação de um projeto produtivo. Os beneficiados têm o prazo de até 25 anos para pagamento.

 

Nesta etapa foram contratadas 356 propostas, sendo: 2 em Alvorada D’Oeste, 11 em Nova Brasilândia, 7 em Castanheiras, 70 em Theobroma e Jaru, 42 em Novo Horizonte, 7 em São Miguel e 200 em Pimenta Bueno e Parecis.

 

O Secretário de Política Agrária da FETAGRO, Márcio Viana, destaca a importância desta conquista para as famílias e para o Movimento Sindical que tem trabalho muito para que o programa continue existindo. Para Márcio a compra destas propriedades irá trazer dignidade para as famílias e prosperidade para os municípios onde estas unidades produtivas forem implantadas.

 

“São 356 famílias que adquiriram as suas propriedades e a partir de agora vão poder trabalhar em suas propriedades com dignidade e garantindo seu sustento. Toda comunidade sempre ganha com a implementação do crédito fundiário”, ressaltou o secretário.

 

O Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) tem um papel importantíssimo na implementação do programa, em especial nestas mais de 350 assinaturas, para as quais os Sindicatos realizaram a mobilização das famílias e a FETAGRO executou as capacitações para que cada beneficiário conhecesse o PNCF, suas condições, prazos, projeto produtivo e, por fim, decidisse por acessar o programa. “Deste árduo trabalho realizado pelos Sindicatos e pela FETAGRO resultou em 70 milhões investidos no programa em Rondônia e 356 famílias atendidas” reforçou Márcio.

 

O Secretário destaca ainda a importância dos parceiros envolvidos no programa, além dos Sindicatos e da FETAGRO. “Se não fosse um esforço de várias mãos o programa não aconteceria em Rondônia, agradecemos e destacamos o trabalho da UTE - Unidade Técnica Estadual da SEAGRI, as Empresas de ATER (Plantec, Emater e Visão Rural), O Banco do Brasil, na pessoa do Superintendente Edson Lemos, e equipes das agências, e o Governo Federal com os recursos do Fundo de Terras”,  enfatizou. 

 

O Programa Nacional de Crédito Fundiário

Em 2003, após várias negociações no Grito da Terra Brasil, foi criado o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) - em substituição ao Banco da Terra. Sua criação representou uma grande conquista do Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais e garantiu uma maior transparência no processo de acesso ao crédito.

 

O PNCF é um programa complementar à reforma agrária que, por meio de linhas de financiamento, promove o acesso à terra e a recursos para investimentos básicos e produtivos, permitindo a estruturação propriedades adquiridas adquiridos. Podem participar do PNCF trabalhadores e trabalhadoras rurais, filhos de agricultores familiares ou estudante de escolas agrotécnicas. As famílias interessadas devem procurar os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras rurais para iniciar o processo de compra da terra.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...