Área Restrita

Fetagro

FETAGRO PRESTIGIA COLAÇÃO DE GRAU DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

13/02/2020
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

No dia 06 de fevereiro aconteceu no campus da Universidade Federal de Rondônia - UNIR de Rolim de Moura a cerimônia de colação de grau da 1ª Turma do Curso de Licenciatura em Educação do campo. Prestigiou o evento a Presidente da FETAGRO Alessandra Lunas, a Secretaria de Formação Rosileia Inácio, a Secretaria de Mulheres Izabel Soares a Secretária Geral Sirlene Oliveira.

 

Dentre os formandos desta turma está o Secretario de Políticas Sociais da FEAGRO Jhose Luciano da silva, ingresso em 2015 na 1ª turma do curso de licenciatura em educação do campo, na área das ciências humanas e sociais. Jhose lembra que “ao entrar para o curso minha meta era apenas me formar para ter um curso superior e poder exercer a função de professor em escolas publicas, mas percebi que o aprendizado que o curso nos proporcionou  nos preparou  para retornar as comunidades e multiplicar o nossos conhecimentos, para atuar em um formato de ensino que valorize a aprendizagem do campo, junto a mulher e ao homem camponês, fortalecendo os laços educacionais junto a família”.  

 

A graduação em Licenciatura em Educação do Campo hoje tem três turmas em andamento e com muita demanda de estudantes, sejam professores que atuam nas escolas do campo ou jovens das comunidades rurais que terminaram o ensino médio e almejam um ensino diferenciado e contextualizado. A seleção acontece com vestibular especifico onde os profissionais da educação comprovam a atuação em escolas do campo e as agricultores (as) familiares apresentam cartas de representatividade dos sindicatos, associações, cooperativas, Entidades indígenas e quilombolas , movimentos sociais tais como MAB, MST, MPA. “Precisamos lutar para a seleção continue obedecendo estes critérios para assegurar que o publico da educação do campo possa ser de fato selecionado e matriculado, evitando que pessoas que não tenham vivência com o campo sejam selecionadas e não dêem o retorno as comunidades rurais”, enfatizou o secretario da FETAGRO.

 

  O Curso de Licenciatura em Educação do campo

 

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo em Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais foi criado e em 2014 e iniciou o funcionamento no segundo semestre de 2015, com uma entrada inicial de 120 acadêmicos por meio de vestibular específico.  O curso acontece em regime de alternância, onde os acadêmicos têm atividades no tempo Universidade (TU) e no Tempo Comunidade (TC). São conferidas duas titulações aos egressos sendo de Licenciado (a) em Educação do Campo em Ciências da Natureza com habilitação em Biologia, Física e Química ou Licenciado(a) em Educação do Campo em Ciências Humanas e Sociais com Habilitação em Filosofia e Sociologia.

 

Avaliação do Curso pelo MEC

 

Na Avaliação para fins de reconhecimento de curso, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) o Conceito de Curso foi nota 4 (em uma escala de 0 a 5), ressaltando a relevância do curso para a sociedade, ao formar educadores e educadoras conectados às necessidades locais e regionais, em articulação com a rede básica de Educação, perceptível nos Trabalho de Conclusão de Curso e nos estágios obrigatórios. Destacou também a metodologia do curso, pautada pela Pedagogia da Alternância, a fim de garantir o acesso à educação aos povos do campo. Este reconhecimento foi destaque na pagina da UNIR (www.educampo.unir.br).

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...