Área Restrita

Fetagro

FETAGRO REALIZA OFICINA DE BASE E CONSELHO DELIBERATIVO

09/12/2019
02/03/2021
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A FETAGRO, juntamente com a CONTAG, realizou a 2ª Oficina de Base: Planejando ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário com a presença de dirigentes das duas entidades e dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais filiados para a construção de um planejamento de ações que responda aos anseios e necessidades da agricultura familiar.

 

“Neste módulo será realizado um aprofundamento do que foi trazido pelos associados e lideranças que participaram da primeira oficina e construir um plano de ação estratégico para, de fato, a base exercer a ação sindical”, enfatizou Elias Borges, Secretário de Política Agrária da CONTAG. 


A oficina aconteceu no hotel Graúna, em Ouro Preto, de 03 a 05 de dezembro.

 

Oficina de Base

A realização desta oficina com os dirigente sindicais foi precedida da primeira etapa, realizada com os associados e representantes de base e sem a presença dos diretores, para compreender os anseios, a necessidade,  e avaliação dos associados (as) sobre as reais necessidades dos trabalhadores (as) rurais.

 

Nesta segunda oficina a tarefa foi, diante da avaliação dos associados, corroborada com as ponderações e reflexões realizadas pelos diretores (as) - planejar ações que protejam os direitos ameaçados, auxilie a reimplantação de políticas publicas, colabore na criação e implantação de novos serviços aos associados (atendendo as novas demandas que tem surgido) e colabore com ações de articulação e fortalecimento do diálogo dos sindicatos com a base de representação.  As ações propostas compuseram o Planejamento de Ações que foi discutido e aprovado pelo Conselho Deliberativo.

 

Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo da FETAGRO aconteceu no dia 5 de Dezembro e  teve como pauta a aprovação da previsão orçamentária para 2020, prestação de contas dos últimos cinco meses e aprovação do planejamento das ação para o próximo ano.

 

As contas apresentadas, com o parecer do Conselho Fiscal, foram aprovadas juntamente com a previsão orçamentária, prevendo as ações e rubricas destinadas a realizar as ações na FETAGRO e STTRs, buscando cumprir o que foi planejado e alcançando os objetivos esperados.

 

Planejamento para 2020

 

O planejamento discutido e aprovado contou com subsídios dos debates realizados com os associados na primeira oficina de base e na reflexão feita pelos dirigentes sindicais que participaram da segunda oficina de base, e que propuseram ações que fosse ao encontro dos desejos e necessidades apontados pelos trabalhadores (as).

 

Dentre os principais pontos destacados no planejamento para 2020 está o fortalecimento dos conselhos deliberativos, a ampliação das reuniões e visitas à base, a qualificação técnica dos diretores e funcionários para a prestação de serviços técnicos aos associados, ampliação das ações de comunicação para fazer chegar aos associados (as) as ações realizadas. Foi aprovado ainda fortalecer o trabalho de organização da produção com foco na comercialização e no acesso ao crédito, potencializado as parcerias com instituições financeiras, e a realização de ações de massa que assegurem a proteção dos direitos já adquiridos e que contribuam para a conquista de políticas públicas desmontadas pelos últimos governos de extrema direita.

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Cooperativas da agricultura familiar podem firmar parceria com Usina de Jirau
13/09/2012

Cooperativas da agricultura familiar podem firmar parceria com Usina de Jirau

[caption id="attachment_267" align="alignleft" width="300"] FETAGRO, Creditag, CUT e Consórcio camargo Correa reunidos no último dia 5[/caption] Cooperativas da agricultura familiar ligadas a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) foram convidadas a firmarem parceria com o Consórcio Camargo Correa, responsável pela obra da Usina Hidrelétrica de Jirau, para o fornecimento de gêneros alimentícios ao canteiro de obras. A iniciativa tem o objetivo de valorizar o produto e a produção de Rondônia. O convite foi formalizado no último dia 5, no canteiro de obras, em reunião entre representantes da FETAGRO, do Sistema Creditag (conjunto de cooperativas de produção...

FETAGRO e Banco do Brasil assinam termo de parceira para habitação rural
04/09/2012

FETAGRO e Banco do Brasil assinam termo de parceira para habitação rural

04/09/12 [caption id="attachment_275" align="alignleft" width="300"] Entidades selam Termo de Parceria e Cooperação[/caption] A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) e a superintendência regional do Banco do Brasil assinaram na tarde de ontem (03), Termo de Parceria e Cooperação para o financiamento de habitações rurais, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O ato foi celebrado na sede da agência do Banco do Brasil em Ji-Paraná entre o presidente da FETAGRO, Lázaro Dobri (Lazinho), o vice-presidente Fábio Menezes e o gerente geral da agência em Ji-Paraná, Carlos Alberto Ito. O Programa Nacional de Habitação Rural integra...