Área Restrita

Fetagro

FETAGRO PARTICIPA DA OFICINA NACIONAL DE APROFUNDAMENTO TEMÁTICO E METODOLÓGICO SOBRE O ESTATUTO DO IDOSO NA CONTAG

13/11/2019
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) através da Secretaria da Terceira Idade realiza  de 12 a 14 de Novembro, no seu Centro de Formação Sindical, em Brasília/DF, a Oficina Nacional de Aprofundamento Temático e Metodológico sobre o Estatuto do Idoso, com a presença do Coletivo Nacional de Terceira Idade, formado por dirigentes e lideranças sindicais, assessores(as), num total de 54 participantes das 27 Federações filiadas à Confederação.

 

O Estatuto do Idoso é uma Lei Federal, de nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, ou seja, uma Lei Orgânica do Estado Brasileiro destinada a regulamentar os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos que vivem no país.

 

Mas afinal, o Estatuto do Idoso está sendo cumprido? Tem assegurado os direitos da pessoa idosa que vive no meio rural?

 

É justamente para responder estas e outras perguntas referentes ao cumprimento do Estatuto que os(as) mais de 54 dirigentes estão em Brasília, desde terça-feira (12), onde buscam respostas que irão direcionar os próximos passos do Sistema CONTAG na garantia dos direitos das pessoas da terceira idade.

 

Além do cumprimento do Estatuto do Idoso, também está em debate o “funcionamento” do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), que sofreu mudanças no primeiro semestre deste ano, através do Decreto 9.893/19 que reduziu o número de participantes de 28 para 6 pessoas, três do governo e três da sociedade civil. A CONTAG e outras organizações da sociedade civil denunciam as mudanças no CNDI.

 

“A construção da 3ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade e Idosos(as) Rurais, também entra em pauta. A partir das propostas dos(as) dirigentes, definiremos o tema, o plano de lutas, o público, o local, as fontes de arrecadação, o transporte, a hospedagem, a alimentação, entre outros passos que temos que construir para nossa Plenária”, destaca a secretária da Terceira Idade da CONTAG, Josefa Rita da Silva (Zefinha).

 

Todos os encaminhamentos referentes à 3ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade e Idosos(as) Rurais serão apresentados no primeiro Conselho Deliberativo da CONTAG de 2020.

 

Além da secretária da Terceira Idade, também fizeram falas em nome da Diretoria da CONTAG, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Ercílio Broch, a secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, a secretária de Mulheres, Mazé Morais e a secretária de Meio Ambiente, Rosmarí Malheiros.

 

Representando a FETAGRO participa o Secretario de Finanças Carlinhos e a assessora Débora Massaro. Segundo Carlinhos “é um grande desafio, nos dias atuais, assegurar o cumprimento do estatuto do idoso quando o próprio governo é quem precariza os serviços e as políticas publicas. Porem, é um dever do sindicato, da Federação e da Contag lutar para que os desrespeitos e os retrocesso nas políticas publicas não afete ainda mais a vida dos idosos, especialmente os trabalhadores e trabalhadoras rurais".

 

Fonte: Contag

Fotos: Cesar Ramos e FETAGRO

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...