Área Restrita

Fetagro

Cooperativas filiadas a UNICAFES Rondônia serão beneficiadas pelo Programa ATER Mais Gestão

19/12/2018
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Rondônia (UNICAFES Rondônia) realiza nesta quinta-feira (20), em Ji-Paraná, o lançamento do Programa ATER Mais Gestão para cooperativas e associações da agricultura familiar.

 

O ATER Mais Gestão é uma metodologia de assistência técnica e extensão rural, coordenado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), que tem o objetivo de promover o fortalecimento de empreendimentos produtivos e econômicos da agricultura familiar por meio da qualificação dos sistemas de gestão e de acesso aos mercados.

 

No Estado de Rondônia o projeto será desenvolvido pelo Instituto de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento (CEADES) em parceria com a UNICAFES Rondônia e apoio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER).

 

De acordo com a presidente da UNICAFES Rondônia, Vitalina Orneles, o programa irá atender 18 empreendimentos da agricultura familiar (cooperativas e associações), por um período de 24 meses. As organizações beneficiárias serão estimuladas a se profissionalizar na gestão dos empreendimentos, aprimorar as condições de acesso a mercados e fortalecer a cooperação orgânica entre os empreendimentos. 

 

Vitalina ressalta que o programa é muito importante na área do cooperativismo da agricultura familiar.  “O programa tem grande importância por qualificar as cooperativas. Se uma cooperativa não estiver qualificada na gestão, ela não consegue acessar as políticas públicas de comercialização”, destacou.

 

A UNICAFES Rondônia, com a execução do programa ATER Mais Gestão, segue executando sua missão de apoiar, por meio de serviços, as cooperativas no desenvolvimento de suas iniciativas econômicas e na expansão e consolidação do cooperativismo na agricultura familiar e economia solidária.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...