Área Restrita

Fetagro

Mulheres rurais na construção de um Brasil soberano, democrático, justo, igualitário e livre de violência.

03/12/2018
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

De mãos dadas e caminhando juntas, mais de 80 educandas participam de 03 a 07 de dezembro de 2018, em Brasília-DF, do II MÓDULO DO CURSO NACIONAL DE FORMAÇÃO POLÍTICO SINDICAL DE MULHERES DO MSTTR. Por Rondônia, participam as dirigentes Izabel de Oliveira (secretária de mulheres da FETAGRO), Regiane Lira (secretária de formação e organização sindical do STTR de Cacoal), Angélica (secretária geral do STTR de São Francisco) e Idalina (secretária de mulheres do STTR de Campo Novo).

 

Durante este II Módulo, elas se dedicam debater e analisar o Brasil que sai das urnas em 2018, reconhecendo os desafios que se colocam à vida e a luta das mulheres do campo da floresta e das águas; compreender as bases do desenvolvimento rural sustentável e solidário e como se expressa na Plataforma Política da Marcha das Margaridas; Aprofundar o debate sobre desenvolvimento rural sustentável e solidário com perspectiva de gênero, que fortaleça e qualifique a atuação do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais na disputa por um projeto de sociedade feminista, popular e agroecológico; Compreender a centralidade das bandeiras de luta do direito a terra, água, agroecologia, a soberania alimentar, a autonomia econômica trabalho e renda, para o projeto de desenvolvimento anunciado pelas mulheres do campo, da floresta e das águas através dos eixos da Marcha das Margaridas; e Fortalecer os processos de multiplicação criativa integrado às estratégias de mobilização e debate da Marcha das Margaridas 2019.

 

“Mulheres do Nordeste, do Norte, do Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste, é momento de olharmos para o Brasil que saiu das urnas, para o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e para a Marcha das Margaridas 2019... A partir deste olhar reflexivo e das nossas análises, vamos planejar e traçar estratégias de defesa dos nossos direitos. Seguiremos firmes e unidas na realização deste módulo e também na construção e mobilização #RumoaMarchadasMargaridas2019”, ressaltou a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, na abertura do módulo.

 

Após ressaltar o papel histórico das mulheres no fortalecimento do Sistema CONTAG, o presidente da Confederação, Aristides Santos, destacou que: “diante da atual conjuntura, as educandas do Curso Nacional de Formação têm a missão de ajudar a CONTAG, Federações e Sindicatos lutarem pela valorização das mulheres e dos diversos sujeitos do campo. Um caminho que perpassa pela reorganização de base, a retomada da democracia e a defesa de direitos e, a não criminalização das organizações sociais e sindicais”.

 

Além do presidente e da secretária de Mulheres da CONTAG, também estiveram representando a Confederação na abertura do módulo, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Ercílio Broch; e as secretárias da Confederação: da Secretaria Geral, Thaisa Daine; de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues; de Meio Ambiente, Rosmari Malheiros; de Terceita Idade, Josefa Rita da Silva (Zefinha); e de Jovens, Mônica Bufon.

 

 

Fonte: Assessoria CONTAG (edição Assessoria FETAGRO)

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...