Área Restrita

Fetagro

JOVENS RURAIS REAFIRMAM COMPROMISSO COM O JOVEM SABER, NA RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO DO PAÍS

03/08/2018
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

Depois de três dias de debates, proposições e troca de experiências no Encontro Nacional do Jovem Saber, os mais de 380 jovens de todo o País reafirmaram o seu protagonismo e a sua vontade em fortalecer o movimento sindical e representar com força e de forma qualificada os agricultores e agricultoras familiares brasileiros(as). 

 

Representaram o MSTTR de Rondônia, no encontro, os jovens dirigentes sindicais: Gilmar Fagundes, secretário de Juventude Rural da FETAGRO, Maria Lopes (STTr de Ji-paraná), Eudes Vilela e Tatiane Fedriche (STTR de Presidente Médici), Wellinghton Orives (STTR de Urupa), Jhose Luciano (STTR de Alvorada), Joseph Colombo (STTR de Cerejeiras), Letícia do Carmo (STTR de Jaru), Larissa de Almeida (STTR de Porto Velho) e  Diemerson Jesus (STTr de Buritis).

 

A manhã desta sexta-feira (03), último dia do Encontro Nacional do Jovem Saber foi iniciada com uma mística política forte e emocionante sobre o Dia Internacional da Juventude e da morte de Margarida Alves, celebradas no dia 12 agosto.

 

Em seguida, foi feita a leitura do documento de compromissos pela Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR) para o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), representados ali pelo presidente da CONTAG, Aristides Santos, e pela secretária de Jovens, Mônica Bufon.

 

O documento contextualiza a atual situação política e econômica do País, principalmente quanto aos retrocessos que impactam direta e indiretamente a vida dos agricultores e agricultoras familiares. “A luta que enfrentamos é a luta de classes! Este cenário demanda ações estratégicas e compromissos da juventude rural. É fundamental definir qual a sociedade e o desenvolvimento que queremos, garantir a produção de alimentos saudáveis e a soberania alimentar nacional, fortalecer as alianças entre os meios urbano e rural, unificar o nosso posicionamento frente às eleições de 2018, e intensificar as mobilizações de massa desde a base para superar as barreiras impostas pelo neoliberalismo”, traz um dos trechos do documento.

 

Para concretizar essas estratégias de luta, a juventude rural presente estabeleceu alguns compromissos, como a criação de uma turma do Jovem Saber em sua comunidade, animar o processo de formação de grupos, intensificar a divulgação e expansão do programa, integrar o Jovem Saber aos Grupos de Estudos Sindicais (GES), entre outros.

 

Já empolgados com toda a construção e experiências vivenciadas nestes dias, a mística de encerramento também emocionou a todos e todas. O presidente da CONTAG deixou uma mensagem sobre o cuidado próprio e com o próximo e de reconhecimento da juventude rural como agente de transformação, de compromisso e de resistência. “Vocês, jovens, precisam transformar essa indignação própria de vocês na luta por mudanças no País. Precisam transformar a realidade. Vocês são capazes disso!”, disse Aristides.

 

A secretária de Jovens da CONTAG, muito emocionada, encerrou a atividade muito feliz e realizada com os resultados obtidos. “Foi bonito ver o envolvimento da juventude rural em todos os momentos. Foram debates qualificados, experiências inspiradoras e conseguimos fazer um diagnóstico que nos dará base para o nosso trabalho de organização da juventude rural brasileira”, avalia Mônica Bufon.

 

Ainda como resultado do Encontro, a juventude rural decidiu pela elaboração de uma moção de apoio aos companheiros e companheiras que aderiram à greve de fome, ação da Jornada Nacional de Lutas pela democracia e libertação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Esta moção será entregue neste sábado (04) por uma comissão da CONTAG.

 

Fonte: Assessoria CONTAG

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...