Área Restrita

Fetagro

FETAGRO e Incra entregam títulos de terra à agricultores de Urupá

28/10/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

“Estou muito feliz. Foi muita luta. A emoção é muito grande. Sou dona da minha terra!”. As frases foram ditas com sorriso na boca pela agricultora Fátima Aparecida de Carvalho Silva que recebeu, ontem (27), o título definitivo de sua propriedade, após 10 anos de busca pela documentação.

 

Assim como dona Fátima, mais 40 agricultores e agricultoras tiveram o sonho da posse de suas terras realizado, em ato de titulação de terras do Assentamento Martim Pescador, no Distrito de Nova Aliança, município de Urupá, coordenado pelo Incra, FETAGRO e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR). Urupá foi o primeiro município a ser contemplado na retomada da titulação de assentamentos coordenados pelo Incra, assegurada pelas negociações do Grito da Terra Estadual 2017.

 

O secretário de Política Agrária da Federação, Márcio Viana, destaca que a ação é mais uma resposta positiva da luta de milhares trabalhadores rurais, representados pela FETAGRO e STTRs, através do Grito da Terra, e que demonstra a força da organização sindical.

 

Outra grande conquista das famílias, agora donas legitimadas de suas terras, foi a isenção do pagamento dos títulos. A gratuidade do documento é amparada pela lei federal 13.465/17 para agricultores com propriedades de até um módulo fiscal.

 

Essa também é uma conquista de reivindicações do movimento sindical junto ao Incra, reconheceu o superintendente do instituo no Estado, Cletho de Brito, durante o ato. Brito ressaltou que no Estado 95% das propriedades são de até um módulo fiscal (60 hectares).

 

Brito enalteceu a atuação da Federação em defesa dos agricultores familiares e reforçou a importância do trabalho em parceria com o órgão. O superintendente também se comprometeu em realizar novas rodadas de entregas de títulos, alcançando até o final do ano cerca de 2 mil títulos entregues.

 

O secretário Márcio Viana ressaltou que a regularização fundiária sempre foi uma das principais causas defendidas pela entidade, entre as questões agrárias do Estado, e declarou que “é muito gratificante ver umas das principais reivindicações do movimento sindical sendo atendida e trazendo alegria e dignidade para um trabalhador, para um associado”.

 

Márcio reforçou que com o título definitivo o agricultor tem reconhecido seu direito sobre a sua propriedade, e desejou aos contemplados "que este documento traga a cada um o acesso a políticas públicas, traga renda e prosperidade. E que ajude seus filhos e seus netos a darem continuidade a força da agricultura familiar, da produção de alimentos e ao desenvolvimento do nosso Estado”.

 

Para o presidente do STTR de Urupá, Gilmar Gusmão, o momento é de satisfação e comemoração, pois a entidade luta junto com os trabalhadores rurais do Martim Pescador desde sua formação, em 2003, apoiando a incansável busca pela documentação das terras. “Vamos continuar lutando junto para que todos assentados recebam os títulos”, disse. Ao todo serão 200 títulos para a localidade, com entrega garantida pelo Incra até o final do ano.

 

Prestigiaram o evento, além de centenas de agricultores e agricultoras familiares, o prefeito de Urupá Célio Long, Vereadores, o deputado federal Lúcio Mosquini e o assessor regional do deputado Lazinho da Fetagro, Márcio Porto. 

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...