Área Restrita

Fetagro

Grito da Terra obtém conquistas com governo federal e estadual

08/09/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Grito da Terra Estadual, organização e mobilização da classe trabalhadora rural na agricultura familiar, representada pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares no Estado de Rondônia (FETAGRO) e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), para a busca de políticas públicas que assegurem desenvolvimento rural com trabalho e vida digna no campo, confirmou ser a data base de negociação com o poder público constituído e principal instrumento para o atendimento de reivindicações e proposições, nesta última edição, realizada nos dias 5 e 6, na capital Porto Velho.

 

Todo o processo do Grito, negociações com o governo do estado, com órgãos federais e os atos públicos, trouxeram resultados positivos, mas também registrou pontos sem avanço, principalmente junto às secretarias estaduais.

 

Governo Federal

As rodadas de negociações avançaram com órgãos federais, com a categoria conseguindo ter suas reivindicações de audiências com os Ministérios de Minas e Energia (MME), do Desenvolvimento Social (MDS) e das Cidades atendidas e agendadas para este mês.

 

No ministério das Cidades, a reunião acontecerá no próximo dia 20, com o objetivo de assegurar a contratação imediata de 512 unidades habitacionais rurais do programa Nacional de habitação Rural, protocoladas pela FETAGRO desde abril de 2017, bem como das demais demandas apresentadas; e que seja revisto o déficit habitacional do Estado que aponta não haver mais necessidade de novas habitações para Rondônia, situação contestada pelo movimento rural. Junto ao MME a negociação, marcada para a próxima terça-feira, dia 12, será para viabilizar o atendimento das mais de 15 mil famílias que ainda não tiveram acesso ao programa Luz para Todos, e apresentar defesa pela interrupção imediata da privatização da Eletrobras. No dia 13 de setembro, quarta-feira da semana que vem, audiência no MDS para assegurar que o orçamento do governo federal para o Programa de Aquisição de Alimento (PAA) seja restabelecido em no mínimo R$ 5 milhões na modalidade Doação Simultânea, e que sejam atendidas as associações e cooperativas de produtores rurais que estão com projetos protocolados na Conab Rondônia.

 

Na esfera federal destaque também para conquista no acesso à terra, por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A forte mobilização dos trabalhadores rurais também resultou na vinda dacoordenadora da Subsecretaria de Reordenamento Agrário, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), pasta responsável pelo PNCF, Raquel Santori, que confirmou que as propostas de Crédito Fundiário, que representam quase 500 famílias beneficiadas, serão efetivadas até o final deste ano.

 

A retomada da titulação de assentamentos coordenados pelo Incra também foi outra conquista do Grito, iniciando com a entrega de mais de 200 títulos no município de Urupá, no dia 4 de outubro. E, também, a retomada da entrega de títulos de áreas assumidas pelo Terra Legal.

 

Bancos

Junto ao Banco da Amazônia reivindicou-se que as propostas de liberação do Pronaf A para os beneficiários do Crédito Fundiário recebam assistência técnica por parte da Plantec, sob convênio firmado entre a agencia financeira e entidade. 

 

Governo Estadual

A audiência de negociação da pauta com o governo do estado não atendeu as expectativas em sua totalidade. Para a comissão de negociação, nova decepção com o governador Confúcio Moura que não compareceu para a audiência, descumprindo compromisso firmado no dia 14 de agosto, data em que a pauta foi entregue ao governante. FETAGRO e Sindicatos registraram repúdio ao desrespeito do governador e também do secretário de estado da Agricultura, Evando Padovani, designado coordenador de negociação com os trabalhadores, que não se fez presente a audiência. Esteve presente o Secretário de Educação Florisvaldo Alves e os secretários adjuntos das demais pastas correspondentes as demandas contidas na pauta.

 

Com a maioria das secretarias estaduais, vale ressaltar a abertura de diálogo para continuidade das conversações sobre a pauta que obtinha pontos em áreas como investimentos à agricultura familiar, regularização ambiental, educação do campo, habitação rural, políticas para mulheres, segurança pública, estradas e outros temas da categoria.

 

Destaque para a conquista junto à Seagri e ao PAA Estadual, onde a categoria firmou acordo com a secretaria de que a demanda entregue pela FETAGRO será priorizada no atendimento do programa.

 

Outro importante resultado refere-se ao compromisso da Seas em efetivar para 2018 a liberação do subsídio do PNHR no valor de R$ 5 mil, contribuindo para o êxito do programa e sonho de muitos agricultores e agricultoras em ter moradia digna.

 

De acordo com o presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, a avaliação do Movimento Sindical Rural em relação ao Governo do Estado foi positiva em algumas áreas, especialmente com a Seagri. No entanto, o dialogo permanece, demonstrando a necessidade de manter os trabalhadores mobilizados.  Em relação ás reivindicações em âmbito federal, as negociações e resultados foram satisfatórios, mas com expectativa de resultados mais concretos nas audiências com aos ministérios.  “A luta continua e a agricultura familiar precisa ser respeitada e valorizada”, concluiu o presidente.  

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...