Área Restrita

Fetagro

FETAGRO promove agenda com coordenadora nacional do PNCF

16/02/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O presidente da FETAGRO Fábio Menezes e o assessor Juvenal Chagas recepcionaram nesta quinta-feira (16) a subsecretária da Subsecretaria de Reordenamento Agrário (SRA) da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Raquel Santori, também coordenadora do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), na capital Porto velho, para uma extensa agenda de diálogo e visitas a propriedades conquistadas via o PNCF . A agenda foi uma proposta da Federação à subsecretária, durante encontro que discutiu o crédito fundiário, no mes de dezembro, em Brasília.

 

 

Em Porto Velho, nesta manhã, foi realizada uma reunião com a participação da Seagri, Unidade Técnica Estadual (UTE), Banco do Brasil e Banco da Amazônia, onde foi apresentado à coordenadora dados da execução do Programa no Estado e apontados alguns impasses relacionados ao repasse dos recursos para a aquisição de terras por trabalhadores rurais.

 

Nesta tarde, seguiram para Candeias do Jamari, para averiguarem e buscar solução para um problema com o repasse do Subprojetos de Investimento  Comunitário (SIC) à Associação Nova Esperança, no Assentamento Rancho Alegre, onde o PNCF contemplou 157 famílias.

 

Na sexta-feira (17) estarão reunidos em Rolim de Moura com beneficiários, Associações de Produtores Rurais, Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e outros parceiros do programa. Também serão realizadas visitas a assentamentos em Rolim de Moura e Primavera.  

 

De acordo com Fábio Menezes, a vinda da coordenadora nacional do PNCF é de suma importância para o fortalecimento do programa no Estado. “Solicitamos a presença da Raquel Santori para que ela pudesse conhecer a realidade do programa no Estado e discutir conosco uma nova alternativa de repasse do recurso para as associações que não foram contempladas”, disse.  

 

Para o presidente, a ocasião é positiva e produtiva, uma vez que a federação, como entidade de mobilização do PNCF no Estado, terá a oportunidade de incidir na reformulação do programa. “É uma oportunidade valiosa, pois poderemos fazer proposições a algumas questões que a gente acredita que o programa precisa melhorar e avançarmos com o PNCF”, afirmou.

 

Fábio destacou ainda que a entidade como meta para este ano, contratar 1200 famílias em Todo Estado. “Mas, para isso, faz-se necessário ajustar questões com o Banco do Brasil, discutir o Pronaf A com o Banco da Amazônia e fortalecer a parceria com UTE e a própria Sead”.

 

A secretária adjunta da Seagri, Mary Braganhol, ao cumprimentar a subsecretária e a Federação pela iniciativa, ressaltou a importância da agenda para fortalecer a implantação do programa e garantir demandas futuras que já estão levantadas, bem como para qualificar a execução do PNCF no Estado.

 

Crédito Fundiário

O Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF é uma política pública do Governo Federal criada para que os agricultores familiares sem terra ou com pouca terra possam adquirir imóveis rurais, através de recursos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária (FTRA). O programa funciona como uma política complementar à reforma agrária, uma vez que permite a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação, contribuindo com a redução da pobreza no meio rural, com desenvolvimento sustentável e com a melhoria da renda e da qualidade de vida dos agricultores familiares.  

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...