Área Restrita

Fetagro

Presidente da CUT apoia Alessandra na CONTAG, denuncia Mensalão e debate sobre Imposto Sindical

09/11/2012
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Em reunião realizada nesta quinta-feira (8), em Porto Velho (RO), com a presença de aproximadamente cinquenta dirigentes de dezesseis entidades filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT), o presidente nacional da entidade, Vagner Freitas, fez uma palestra onde aprofundou uma análise do controverso julgamento do mensalão, reafirmou que Alessandra Lunas é a candidata da Central para presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e propôs debater mudanças no Imposto Sindical.

CONTAG

Vagner Freitas foi categórico ao deixar claro que a candidatura de Alessandra Lunas para presidência da CONTAG não é uma ideia apenas de um setor da CUT, mas um projeto consistente de toda Central. Vagner ressaltou que Alessandra é sindicalista de Rondônia, da base do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Seringueiras e atualmente já ocupa vice-presidência da Confederação. “Vamos inovar de novo, elegendo a primeira mulher para a presidência CONTAG”, afirmou convicto o sindicalista.

Mensalão

Vagner Freitas alertou os sindicalistas para o risco que representa para a sociedade o julgamento do mensalão, deixando claro que a CUT não está preocupada com a situação das pessoas que foram julgadas, que são militantes que já enfrentaram e superaram inclusive os anos de chumbo da ditadura. A preocupação do dirigente nacional é com o precedente perigoso criado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao aplicar no Direito Penal, onde deveria predominar que todo réu é inocente até prova em contrário, a chamada “teoria do domínio dos fatos”.

Para o presidente nacional da CUT, se a aplicação desta teoria passar a vigorar nas situações relativas a situações criminais, todos os dirigentes de sindicatos, empresas e outras organizações, correm o risco de serem condenados, mesmo não tendo responsabilidade objetiva pelo ilícito criminal; já que pela teoria adotada pelo STF quem está em posição de liderança “teria a obrigação de saber ou seria conivente com os fatos”. Vagner ressaltou que a OAB-RJ fez recentemente um seminário com a participação do jurista alemão criador da “teoria do domínio dos fatos”, o qual foi categórico em afirmar que o conceito criado por ele foi totalmente desvirtuado no julgamento do mensalão.

O sindicalista considera que o julgamento do mensalão se transformou num instrumento para ser utilizado, principalmente pela mídia e os partidos de oposição, contra o governo do presidente Lula e na disputa eleitoral; inclusive, o próprio Procurador Geral da República admitiu em recente entrevista que a coincidência dos calendários do julgamento e das eleições foi proposital. Vagner conclamou o movimento sindical a ampliar a mobilização nacional batizada de: “LULA, MEXEU COM ELE, MEXEU COMIGO”.

Imposto Sindical Ao ouvir a preocupação do Sindicato dos Taxistas (SINTAXI) sobre a possibilidade do fim do Imposto Sindical, Vagner esclareceu que a CUT não defende pura e simplesmente o fim do Imposto Sindical, mas sua substituição por uma nova contribuição a ser aprovada pelos trabalhadores. O presidente da CUT informou que irá debater uma nova proposta no seio da Central e, também, com as demais Centrais, de se regulamentar o atual Imposto Sindical, estabelecendo critérios mínimos de representatividade para sua cobrança e recebimento.

Fonte: Assessoria CUT-RO

www.cut.org.br

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...