Área Restrita

Fetagro

CONTAG e FETAGRO avaliam positivamente lei que dispensa idoso de perícia periódica no INSS

14/01/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

De acordo com o Ministério da Previdência, no Brasil existem mais de três milhões de aposentados (as) por invalidez. Parte desse percentual são idosos e idosas rurais que enfrentam entraves para se deslocarem às agências bancárias por vários motivos, como doença, dificuldade de locomoção, entre outros desafios bem conhecidos por quem vive no meio rural.

 

Por isso a dispensa do aposentado por invalidez de realizar perícia periódica depois dos 60 anos, de acordo com a lei (13.063),  sancionada pela presidente Dilma Rousseff, foi celebrada pela CONTAG, FETAGRO e todo o conjunto do MSTTR.

 

“A lei favorece o idoso (a) rural, que muitas vezes tem dificuldade para se deslocar até a agência do INSS e também não é atendido pela perícia, pois não existem médicos disponíveis para ir até a zona rural. Destacamos que a aprovação da lei é resultado de mais uma reivindicação sempre apresentada nos Encontros de Idosos e Idosas Rurais, realizados pela CONTAG em todo o Brasil”, ressalta a secretária de Terceira Idade da Confederação, Maria Lucia Moura.

 

Ecimar Viana, secretário de política social da FETAGRO, compartilha da opinião da secretária Maria Lucia e ressalta que essa dispensa à perícia era sim uma das principais reivindicações do público idoso.  

 

Além da locomoção o idoso (a) também não terá que se submeter a filas de espera e nem lembrar na perícia, que tem uma doença permanente, o  que emocionalmente já é positivo.

 

Quem ainda precisa de perícia

Só ficam mantidas as perícias periódicas para os aposentados que comprovam necessidade de assistência permanente e que por isso recebem um adicional de 1/4 do benefício; ou aqueles que pedem a perícia porque desejam voltar ao trabalho. Também ficam mantidas as perícias determinadas pela Justiça.

 

Fonte: CONTAG

Edição: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...