Área Restrita

Fetagro

Trabalhadores rurais discutem questões agrárias com Incra e Programa Terra legal

31/10/2012
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Questões agrárias do Estado de Rondônia foram discutidas, ontem (30), na sede do Incra, em Ji-Paraná, em uma reunião entre Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO), Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR’s), Superintendência Regional do Incra e Coordenação Estadual do Programa Terra Legal.

A reunião que contou com representantes de mais de 30 sindicatos teve como principal objetivo buscar respostas do Incra à pauta de reivindicação do Grito da Terra Estadual (GTE), maior mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais rondonienses, realizado no mês de julho, e que pontuava as principais demandas da agricultura familiar na área agrária. Também foram discutidas e socializadas informações sobre as ações dos órgãos e deliberados pontos de interesse político, social, cultural, produtivo e ambiental da categoria.

Entre os pontos de pauta, a diminuição dos valores dos títulos pagos pelos beneficiários da reforma agrária foi um dos destaques na reunião, uma vez que atingiu um valor de 115 mil reais por parcela, valor acima do preço de mercado. Mas em resposta haverá uma nova base de cálculos, e com o pagamento em dia os assentados pagarão 70 % menos e assegurarão sua permanência na propriedade.

Outro ponto pactuado ao final da reunião foi acerca de uma ação conjunta do INCRA e do Programa Terra Legal nas áreas de Contratos de Alienação de Terras Públicas (CATP), realizando parecer e vistorias conjuntas para acelerar o processo de retomada e destinação das terras públicas pretendida pelos trabalhadores rurais.

Mais um avanço em relação à pauta do Grito da Terra refere-se a regularização fundiária, prevista para iniciar em novembro com o Programa Documento para Todos, lançado na semana anterior, pelo presidente nacional do INCRA, na cidade de Buritis. O Programa deverá iniciar com os assentamentos já emancipados e assentamentos antigos e recém criados. Esta ação visa assegurar principalmente a segurança jurídica do assentado, deixando-o apto a acessar diversas políticas públicas, como Programa Nacional de Fortalecimentos da Agricultura familiar (Pronaf-A), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), dente outros.

Uma outra ação apresentada pelo Incra foi o investimento na malha viária dos assentamentos, por meio de convênios com as prefeituras disponibilizando equipamentos e combustível conforme a demanda levantada pelos sindicatos e apresentada pelas prefeituras.

Uma demanda que tem sido apresentada pela FETAGRO e especialmente pelos sindicatos e que aguarda resposta do governo estadual, diz respeito à estadualização das estradas que ligam os municípios de Corumbiara a Chupinguaia, em especial a estrada que “corta” o mais novo Projeto de Assentamento criado no Estado, na área da antiga fazenda Santa Elina, palco do episódio do Massacre de Corumbiara. A estrada é a única via de acesso e que no período de chuvas torna-se intransitável.

Segundo o secretário de política agrária da FETAGRO, Fábio Menezes, a reunião manteve uma linha de discussões e encaminhamentos buscando fortalecer um modelo de reforma agrária mais eficiente. “É preciso uma reforma agrária com mais infraestrutura, que permita o beneficiamento e a comercialização da produção de alimentos, que traga segurança jurídica para os assentados”, disse.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...