Foto: Arquivo CONTAG
Durantes os dias 29, 30 e 31 de outubro, está acontecendo em Brasília um debate muito importante em torno do meio ambiente no Brasil.
O evento traz em sua programação alguns pontos chaves para debates como; Análise de conjuntura ambiental, Planapo, Pronara, Pronaf, Desenrola Rural, Regularização Fundiária, Avaliação das políticas públicas, entre outras.
O principal objetivo do seminário é discutir os entraves que estão sendo encontrados para de fato as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável e solidário cheguem de fato lá na base, ou seja, chegue até os agricultores e agricultoras familiares, levando em consideração as fragilidades e as diversidades encontradas de uma região para a outra.
Segundo a presidenta da FETAGRO Alessandra Lunas, ” o seminário tem sido um momento importante pra identificarmos nossas propostas pra efetivamente colocar a pauta da agricultura familiar na pauta do clima que será debatido na COP30 no ano que vem. Vivemos na pele o efeito das mudanças climáticas na Amazônia com seca na região mais rica de água do mundo, aumento de temperaturas. Sentimos de perto o efeito estufa com as queimadas, ou seja, e hora de nós posicionarmos e de fato fazer a mudanças do rumo das políticas em nossos estados. E em preparação pra COP, já devemos ter no mês de dezembro em nossos municípios diversas conferências de meio ambiente pois ano que vem teremos também a 5ª conferência nacional de meio ambiente e ainda a conferência estadual a qual estamos fazendo incidência pra que saia rapidamente a convocação da mesma.”
Na visão do secretario de meio ambiente da federação Teófilo Santana, que também está presente no evento, “é um momento muito importante para a nós da região Norte, pois estamos dialogando sobre como enfrentar a devastação ambiental imposta pela AMACRO e ainda como podemos potencializar os enfrentamentos as crises climáticas no nosso estado e na região.”
FETAGRO e sindicatos filiados, sempre em defesa do meio ambiente e no cuidado da casa comum.
Por Wilians Santana/ Comunicação FETAGRO
Fotos: Teófilo Santana