Menu

FETAGRO E CONTAG PROMOVEM ENCONTRO ESTADUAL SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS TERRITORIAIS

Dos dias 14 a 16 de abril de 2024, está acontecendo em Cacoal- RO, um encontro estadual promovido pela FETAGRO e CONTAG em parceria com o SENAR para a discussão, reflexão e troca de experiências em torno das políticas públicas territoriais em Rondônia.

O evento foi organizado pelo secretário estadual de Políticas Agrárias da federação Marcio Viana em parceria com a direção executiva e pelo secretário nacional de Políticas Agrárias da Contag Alair Luiz e assessorias. O encontro conta com a participação de lideranças sindicais da base e das direções executivas dos nossos sindicatos, além da presença de representantes de órgãos federais e estadual que lidam no dia a dia com as pautas Agrárias e com as políticas públicas voltadas a estas questões.

O principal objetivo é olhar como se encontra a atual conjuntura da pauta agrária no estado (acesso à terra, conflitos/ despejos de famílias, entre outras) e quais as ações de fortalecimento podem ser realizadas para fortalecer as políticas públicas territoriais buscando atender as necessidades dos nossos agricultores e agricultoras familiares.

De acordo com o Marcio Viana, “este é um momento primordial para analisarmos como está o acesso das nossas famílias as políticas públicas que garantam o acesso à terra e promovam o desenvolvimento das propriedades com vida digna aqui no estado. No entanto, mesmo com as políticas públicas ainda existem muitos conflitos agrários na disputa de terras, principalmente com a chegada exacerbada do agronegócio, com as invasões de reservas in blocos e das terras indígenas, despejos em massa, entre vários outros que são identificados facilmente pelo estado afora. Estamos vivendo nos últimos anos de acordo com o caderno de violência no campo da CPT um dos lugares que mais mata as nossas lideranças que buscam a organização dos povos para o acesso digno a terra. E é diante de todas as problemáticas que estamos durante estes três dias pensando as ações estratégicas para o fortalecimento das ações do MSTTR em torno da luta pela Reforma Agrária”.

SINDICATOS, FETAGRO e CONTAG reafirmam a partir deste encontro o compromisso na luta pelo combate a violência no campo e pelo acesso as políticas públicas territoriais que são estruturantes aos povos do campo, das águas e das florestas.

Redação: Wilians Santana

Fotos: Arquivos FETAGRO