É sabido que a produção de cacau em Rondônia tem ganhado cada vez mais credibilidade no cenário estadual e nacional e mostrado índices de qualidade crescente, como sendo um dos principais estados produtores da região Norte. Esse crescimento expoente, está diretamente relacionado ao trabalho desenvolvido por diversas instituições, como a CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), que atua no melhoramento genético das variedades de cacau cultivadas na região, visando uma melhor qualidade do produto final, com o desenvolvimento de plantas mais resistentes a pragas e doenças, bem como ao calor amazônico.
O melhoramento genético realizado pela CEPLAC tem sido um fator decisivo para o aumento da competitividade da cacauicultora em Rondônia. A utilização de novas variedades mais resistentes está possibilitando que os cacauicultores possam aumentar suas safras, com grãos de maior qualidade, o que por sua vez, impacta positivamente em preços mais vantajosos, garantindo uma melhor geração de renda. Ao todo em Rondônia são cerca de 5 mil agricultores e agricultoras familiares que trabalham com o cultivo do cacau, chegando-se a uma área de 12 mil hectares plantados.
No entanto, apesar dos avanços conquistados, a CEPLAC vem ao longo dos anos, enfrentando desafios que dificultam o pleno atendimento aos cacauicultores. Pois seu quadro de colaboradores tem diminuído drasticamente e os instrumentos de trabalho, muitos já estão antigos demais para as novas tecnologias e o orçamento tem sofrido cortes constantemente. Desse modo, faz-se necessários que haja uma reestruturação do orçamento e da equipe de servidores/as da CEPLAC para que se possa dessa forma garantir que os cacauicultores de Rondônia recebam a assistência necessária para aprimorar suas lavouras e continuar a manter o estado na vanguarda da produção de cacau no Brasil. Com um quadro de funcionários mais capacitado e bem distribuído, e um orçamento robusto, a instituição poderá ampliar suas atividades de capacitação, assistência técnica e pesquisa, além de intensificar o processo de disseminação das novas tecnologias desenvolvidas.
A FETAGRO por entender que o cacau é um dos grandes carros chefes para garantir renda a muitos agricultores e agricultoras familiares se soma nesta luta e apoia a nota do Sindicato dos Trabalhadores da CEPLAC no Estado de Rondônia- SINTRACER, pela reestruturação imediata do orçamento e do quadro de servidores da CEPLAC-RO. Reestruturação orçamentária já!
Por Wilians Santana/ Comunicação FETAGRO
Sites consultado: https://www.gov.br/agricultura/ptbr/assuntos/ceplac/publicacoes/outras-publicacoes/cacau-do-brasil-versao-portugues
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/2024/03/26/rondonia-tem-o-melhor-cacau-do-brasil/