Área Restrita

Fetagro

Empreendedorismo rural é tema de curso para juventude rural da Região Norte

25/08/2015
01/09/2015
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

Jovens trabalhadores rurais vinculados ao MSTTR em toda região Norte estão reunidos, em Ouro Preto do Oeste/RO, para um curso de Formação para Jovens Empreendedores Rurais.  

 

A atividade, iniciada nesta terça-feira (25), é uma promoção da CONTAG e FETAGs nortistas com o objetivo de gerar reflexão, debate e deliberação acerca do fomento ao empreendedorismo rural como meio para o desenvolvimento rural sustentável e solidário e como perspectiva para a permanência da juventude no campo. O curso segue até a próxima quinta-feira (27), sob coordenação da secretária de juventude rural da Confederação, Mazé Morais.

 

Mazé Morais e o secretário de jovens da FETAGRO - federação anfitriã, Ailton Santos, recepcionaram os participantes enfatizando a satisfação em recebê-los para um momento de grande importância para a organização da juventude rural.

 

“Também somo protagonistas na luta do movimento sindical. Nosso papel da defesa da classe trabalhadora rural, no fortalecimento da agricultura familiar, e na busca do constante e justo desenvolvimento rural e da sucessão rural, é fundamental. Por isso estarmos neste curso que é tão importante e necessário”, afirmou a secretária que também agradeceu a todos (as) pelo envolvimento e determinação.

 

 

Ailton Santos ressaltou que o curso abordará outros relevantes temas como representação e representatividade sindical, organização da juventude no MSTTR, assalariados (as) rurais, redução da maioridade penal e política de terceirização do emprego, considerando o olhar do/da jovem rural e sua inclusão participativa.

 

Programação:  

Neste primeiro dia, os debates serão norteados por uma análise de conjuntura com foco nos temas: redução da maioridade penal e terceirização do emprego. Também se discutirá sobre os desafios e perspectivas para a permanência da juventude rural da região Norte no campo. Amanhã, segundo dia, os jovens discutirão sobre representação e representatividade sindical. Ainda está previsto um trabalho em grupo para realização de um diagnóstico da realidade regional da Amazônia, bem como levantamento de propostas para novas ações e políticas que contemplem a juventude. No último dia de encontro, quinta-feira, uma roda de conversa sobre a realização das conferências de Juventude e uma análise e avaliação do 3º festival nacional da Juventude encerram as atividades.

 

Expectativas

Para Franciellen Cardoso, secretária de jovens do STTR do município de Barcarena, no Pará, a expectativa é muito grande. “Estou muito animada e acreditando muito neste curso, pois sei que sairemos daqui empoderados. Nossa juventude está cada vez mais organizada e alcançando avanços na política sindical e nas políticas públicas. Estamos dispostos para debatermos e levarmos para a nossa base todo conhecimento e experiências que iremos adquirir”, enfatizou. Franciellen também destacou que os jovens paraenses querem fomentar o empreendedorismo, voltado em especial para a principal cultura da região que é o açaí. “Vamos compartilhar e aplicar para melhoraria da nossa sobrevivência e toda comunidade. Que possamos tirar o nosso sustento da nossa propriedade, empreendendo o açaí. Que não sejamos chefiados, mas sim chefes de nós mesmos”, concluiu.

 

 

A jovem dirigente de Itaguatins, em Tocantins, Jessika Anjos, comentou a satisfação em participar do curso e adquirir conhecimento principalmente com a troca de experiência. “Tenho certeza que aprenderei muito e levarei conteúdo para compartilhar com nossos jovens lá na base, e estimulá-los a se organizarem junto ao movimento, buscando conosco as políticas públicas e nossos direitos”, disse. Para ela, o tema principal do curso representa a compreensão do “jovem do movimento sindical de que cada vez mais eles podem acreditar neles mesmos para a geração de trabalho e renda e de melhores condições de vida no campo; e com o desenvolvimento da agricultura familiar”. 

 
 
 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...