Área Restrita

Fetagro

FETAGRO discute fortalecimento do Crédito Fundiário

18/08/2015
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

O vice presidente e secretário de política agrária da FETAGRO, Udo Whalbrink, representou os trabalhadores rurais em reunião que discutiu o Crédito Fundiário. O encontro, ocorrido na última segunda-feira (17), reuniu a Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Unidade Técnica Estadual (UTE), Emater, Ceplac , Plantec e FETAGRO.

 

Os órgãos e entidades representados se propuseram a elaborar uma linha de financiamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) em condições pertinentes à Região Norte.

 

De acordo com o secretário Udo, o encontro foi salutar dada tamanha importância do programa para um desenvolvimento rural sustentável e solidário. Udo, em nome do movimento sindical rural e dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, pontuou a necessidade de se aplicar o crédito com melhores condições de financiamento e assegurado à boa infraestrutura com assistência técnica. “Precisamos que o crédito venha somado á condições de moradia e trabalho; energia; assistência; e melhor infraestrutura. Sugerimos que o subsídio “saia” aliado a outras políticas públicas como o Programa Minha Casa Minha Vida Rural e Programa Luz para Todos e venha comprometido com o incentivo ao cooperativismo”, acrescentou.

 

O dirigente também observou que para uma justa aplicação do programa deve-se também primar na seleção das famílias beneficiárias, bem como estender o prazo para pagamento, considerando a necessidade das famílias se organizarem e alcançarem estrutura que garanta quitar o financiamento.

 

Como resultado, órgãos e entidades, definiram por uma linha de financiamento dentro do Combate a Pobreza Rural (CPR) com foco na sustentabilidade, com recursos para aquisição de terras e realização de infraestrutura comunitária, produtiva, habitacional e assistência técnica, e com prazo para reembolso em 20 anos e período de carência de cinco anos.

 

Trabalho intensificado

A FETAGRO seguirá intensificando seu trabalho de mobilização, divulgação, orientação e capacitação aos produtores rurais quanto ao Programa Nacional de Credito Fundiário, principalmente, a partir da divulgação das novas regras para financiamentos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Para este trabalho a Federação conta com o consultor técnico, Juvenal Chagas, que fará todo acompanhamento junto aos possíveis beneficiários; melhorando o entendimento, qualificando a demanda e acelerando os encaminhamentos das propostas do crédito fundiário. 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...