
MSTTR conquista Centro de Referência em Saúde do Trabalhador para Rondônia
Mais uma conquista alcançada pelo movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) foi referendada no último dia 11, em Vilhena, com a solenidade de inauguração do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
Esta conquista foi possível graças ao poder de mobilização e negociação do MSTTR com o Governo Federal, através das ações de massa Grito da Terra Brasil e Marcha das Margaridas, no ano de 2011. Foram disponibilizados mais 10 Centros para todo o País, por meio da Portaria de nº 2.978, de 15 de dezembro 2011, ampliando para 210 a quantidade de Centros em todo o território nacional. Rondônia foi contemplada com mais este Centro, após intercessão da FETAGRO junto às negociações. No Estado já operam dois Centros, nos municípios de Porto Velho e Cacoal.
A negociação conseguiu garantir ainda do Ministério da Saúde que os Centros prestem serviços com enfoque nas necessidades de atenção à população do campo e da floresta.
De acordo Ivone Sebastião, secretária de políticas sociais da FETAGRO, é um momento de comemoração. “Festejamos a implantação de mais este Centro no nosso Estado e em especial por ser na Região Cone Sul, onde detectamos ser uma região que atualmente mais precisa destes serviços”, disse a dirigente ao informa que na região há uma crescente mecanização da produção e do uso de agrotóxicos por meio de pulverização aérea, entre outros pontos que carecem atenção.
Mas Ivone ressalta que será exigido da equipe responsável por este novo Centro, bem como e fiscalizado o cumprimento das ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, acompanhamento de tratamento e reabilitação em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais.
O Cerest em Vilhena presta atendimento temporário na sede da Secretaria Municipal de Saúde devido a não conclusão da obra de sua sede.
Cerest
Criados em 2002, pela Portaria 1.679, os Cerest estão localizados em todos os estados do Brasil. Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância em saúde.
Fonte: Assessoria FETAGRO