Área Restrita

Fetagro

FETAGRO destaca participação na 4ª FECOMIND

15/10/2012
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia – FETAGRO comemora sua participação na quarta edição da Feira do Comércio e Indústria (Fecomind), realizada entre os dias 10 e 14, em Ji-Paraná, pela Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip). Foram cinco dias de oportunidade de exposição e informação sobre a importância da agricultura familiar.

Participando pelo segundo ano na Feira, a FETAGRO atraiu centenas de visitantes ao seu estande que trouxe informações institucionais como suas bandeiras de luta, ações desenvolvidas e conquistas. A entidade, que completará 20 anos em 2013, reforçou sua identidade, missão e compromisso com os trabalhadores (as) rurais e a agricultura familiar.

Mas nesta edição a Federação deu maior destaque ao Projeto Técnico Social, que por meio do Programa Nacional de Habitação Rural visa dar melhores condições de vida aos agricultores familiares estimulada pela nova moradia. Em conjunto destacou tecnologias socioambientais de apoio a soberania alimentar e nutricional e que contribuem para o fortalecimento da agroecologia. Para isso montou uma maquete representando uma propriedade contemplada com o programa e as tecnologias.

Com a maquete foi possível apresentar aos visitantes que o Projeto Técnico Social, por meio das ações voltadas para organização e desenvolvimento comunitário, permite diversificar e melhorar a produção de alimentos e tornar a propriedade mais sustentável. Já as tecnologias alternativas apresentadas como desidratador solar, fogão solar, horta bolo de noiva e roda d’água mostraram que é possível aproveitar os recursos naturais, diminuir custo de produção e reduzir o impacto ambiental melhorando a qualidade de vida de todos.  Ambas ações com vistas na permanência das famílias no campo.

Foram expostos também produtos da agricultura familiar agroindustrializados como mostra de que o setor também compõe o potencial da indústria apresentando iniciativas de produtos diferenciados e certificados. A produção de trabalhadoras rurais artesãs também compuseram a exposição, apresentada como importante atividade extra e fonte de renda.

Foi possível conhecer ainda no estande a Cooperativa de Produção de Pescado do Estado de Rondônia – COOPPESCA demonstrando a cadeia produtiva do pescado: princípios, tendências e oportunidade; a fabricação artesal de vasos para plantas e decoração, assim como a produção de plantas para paisagismo também estiveram expostos. O estande também destinou espaço para a Cooperativa de Produção e Crédito Rural da Agricultura Familiar – Creditag que apresentou seus produtos e serviços.

Para Fábio Menezes, vice-presidente da FETAGRO, a participação na Feira foi mais uma vez satisfatória por ser uma grande oportunidade de divulgar as ações e os projetos da Federação, bem como mostrar para todos os visitantes o papel e a importância da agricultura familiar para Ji-Paraná e para Rondônia. “Afinal, que não vive da agricultura familiar depende dela para viver”, destacou Fábio.

“Esse espaço nos permite o intercambio com a população da cidade, e que consome a produção da agricultura familiar. Mas acima de tudo nos deu oportunidade de contribuirmos na geração da consciência ambiental e da sustentabilidade”, completou o dirigente que agradeceu ao presidente da Acijip, Alexandre Dartiballi, e aos demais membros da diretoria por viabilizarem a participação da agricultura familiar no evento.

Fonte: Assessoria FETAGRO

    

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...