Área Restrita

Fetagro

Cursinho prepara jovens do campo para vestibular

21/06/2015
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Determinação e confiança. Esses são os sentimentos dos jovens agricultores (as) familiares que fizeram o cursinho preparatório oferecido pela FETAGRO para o vestibular da Universidade Federal de Rondônia (Unir) em Licenciatura em Educação do Campo. O curso pré-vestibular foi realizado nos dias 19, 20 e 21, no Centro de Formação de Agricultores/Fetagro em Ji-Paraná.

 

Determinados em formarem-se em educadores do campo, eles (as) passaram três dias, usando dos períodos da manhã, tarde e noite, recebendo conhecimento e orientações de professores das áreas específicas ao conteúdo descrito no edital do vestibular - Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, Física, Quimica, Biologia e Redação. 

 

Para a vestibulanda Ana Paula Cassiano Santos, agricultora no município de São Francisco do Guaporé e egressa da Escola Família Agrícola daquele município, a Efa Vale, o curso preparatório a auxiliou muito. “Com certeza a partir dele eu terei uma chance maior de ser aprovada e classificada”, concluiu. Ana Paula relatou que se interessou pelo curso de Educação do Campo por se identificar e ver no mesmo uma oportunidade de fazer com que a educação para o campo tenha melhor qualidade

 

Maria Eduarda Cavalcante Araújo, de Presidente Médici, considerou o cursinho uma oportunidade única. “Primeiramente agradecemos a Deus. Ficamos privilegiados com oportunidade que a FETAGRO nos proporcionou. E, agora, assumimos nossa responsabilidade em darmos continuidade a esse projeto, alcançando a aprovação no vestibular e nos qualificarmos para sermos colaboradores da educação do campo em nosso Estado”, disse.

 

O presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, resgatou que “a conquistas do curso pela Unir é uma luta do Movimento Sindical Rural desde 2007, e agora precisamos tomar posse dessa vitória, dessa oportunidade de fazer com que tenhamos uma educação do campo de qualidade e contextualizada”, justificando o empenho da entidade e dos sindicatos em promover o cursinho preparatório, contribuindo com a possível classificação dos vestibulandos (as).

 

O vestibular será realizado no próximo dia 28, das 13 horas às 17 horas, nos campi da Unir de Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura, Presidente Médici, Ji-Paraná, Ariquemes, Porto Velho e Guajará-Mirim. A prova será composta de questões de múltipla escolha e redação.

 

 

Parceiros

Para a realização do curso intensivo preparatório a FETAGRO contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná (Semed), com os professores Leiva Custódio, Renato Eberson e Vani Martins; com os professores da rede estadual, Anderson Silva e Célia Catrinque; professsor Alex Ribeiro, do Elite Cursos Preparatórios; e dos professores da Unir campus de Presidente Médici, Clodoaldo Freitas e Eliane Leite.

 

 

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...