Área Restrita

Fetagro

GTE e Marcha 2015: Banco do Brasil atende reivindicações

20/05/2015
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Importante ato foi feito, hoje (20), em   frente a Superintendência do Banco do Brasil, como programação do Grito da Terra Estadual e Marcha Estadual das Margaridas. A ação foi motivada pela dificuldade de diálogo entre a superintendência e os agricultores familiares, por muitas vezes representados pela FETAGRO e Sindicatos, e pela necessidade emergencial de respostas e ação da agência financeira às demandas da categoria.

 

Entre as principais reivindicações liberação do Pronaf e contratação de unidades habitacionais por meio do Programa Nacional de Habitação Rural.
A negociação, ocorrida entre a Comissão de Negociação e o Superintende Pio, trouxe resultados favoráveis. O presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, avaliou como positiva e considerou que os pontos principais foram atendidos. 
Entre os resultados estão: 
A superintendência garantiu a retomada da liberação do Pronaf das linhas de investimento. 
Está assegurado que não haverá aumento dos juros do Pronaf.
Às mulheres trabalhadoras rurais, no ato de abertura de conta, será ofertada a opção de “agricultora” no campo a ser preenchido com profissão.
A superintendência se comprometeu em dar prioridade, em todas as suas agências no Estado, para a contratação do Pronaf Jovem e Pronaf Mulher em 2015 e 2016. 
Em relação a contratação de habitações rurais, o superintendente explicou que depende da decisão da agência nacional quanto ao quantitativo a ser disponibilizado. E, após ter acesso a essa informação, se comprometeu em marcar audiência com a Fetagro para externá-la e incluir a demanda vinda do movimento sindical.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...