Área Restrita

Fetagro

STTR de Urupá comemora 30 anos de lutas e conquistas

17/05/2015
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Marcada por um grande público, resgate histórico, homenagens, almoço, sorteio de prêmios, música e muita confraternização. Desta forma foi realizada a festa de comemoração dos 30 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Urupá (STTR Urupá), no último sábado (16).

 

Muito prestigiado, o momento reuniu mais de mil agricultores (as) para celebrarem as três décadas de importantes lutas e grandes conquistas alcançadas pelo trabalho dedicado do Sindicato para com os trabalhadores e trabalhadoras rurais, sócios e sócias e com a agricultura familiar. Estiveram presentes também: o presidente da FETAGRO, Fábio Menezes; o deputado estadual Lazinho da Fetagro; o prefeito Serjão; o presidente da Câmara de Municipal, vereador Dário; o gerente da Ceplac, Raimundo Pita; o gerente da Emater, Valmir Piovesan; e o presidente da CUT Rondônia, Itamar Ferreira.   

 

O presidente do Sindicato Gilmar Gusmão agradeceu a presença de todos e disse ter sido uma grande alegria receber a todos naquele momento especial. Parabenizou a cada sócio (a) por contribuírem, por meio do Sindicato, em lutas e conquistas que transformaram a realidade do homem e da mulher do campo. Gilmar, ao resgatar a missão do Sindicato de defender os interesses individuais e coletivos dos trabalhadores (as) rurais, desenvolvendo, organizando e apoiando ações que visam a melhoria da qualidade de vida e de trabalho no campo, registrou que a história do Sindicato de Urupá nestes 30 anos é motivo de orgulho pelo que foi construído e conquistado. Para ele a data também é um momento de reflexão, de avaliação, e proposição para que a categoria continue sendo fortalecida. “Precisamos continuar lutando e alcançado novas vitórias”, convocou.

 

O presidente da Fetagro, Fábio Menezes, em nome de toda a Direção da entidade, parabenizou ao STTR pelo aniversário; e especialmente por suas ações desenvolvidas ao longo dos 30 anos. Lembrou que o Sindicato ajudou a construir importantes políticas públicas para o campo, como o Pronaf, o Programa Nacional de habitação Rural, o programa Nacional de Crédito Fundiário, o Programa Luz para Todos, Programa Terra legal, Implementação do Cooperativismo de Crédito, entre outras. “O Sindicato de Urupá pode falar com orgulho que ajudou a construir políticas para a agricultura familiar, permitindo melhorias na qualidade de vida dos trabalhadores rurais nestes 30 anos”, ressaltou. Parabenizou de forma especial cada associado e associada dizendo que eles são o alicerce daquele Sindicato.

 

O deputado estadual Lazinho da Fetagro disse ser uma grande alegria e satisfação poder comemorar, junto com os agricultores (as) associados (as) e toda a Direção do Sindicato, três décadas de muitas lutas e muitas conquistas. Lazinho da Fetagro destacou que a trajetória do STTR de Urupá é fruto da luta, coragem, persistência, organização e trabalho de muitos agricultores (as) que não “abriram mão” de conquistar melhores condições de vida e de trabalho no campo; e que têm sido até hoje incansáveis na defesa da categoria e da agricultura familiar, fazendo daquele sindicato um dos maiores em termos de organização e atuação no Estado. “Todos vocês ajudaram a construir essa bonita história nos últimos 30 anos”, disse.

 

Momentos

A festa foi marcada por diferentes momentos, muitos destes de grande emoção. Abençoando à todos e direcionando agradecimento à Deus, o Padre Divino Pereira iniciou a solenidade de comemoração. Entre as ações, também foi apresentado o vídeo-documentário “STTR de Urupá – 30 anos de Lutas e Conquistas”, resgatando a trajetória do Sindicato e valorizando lideranças, lutas e conquistas alcançadas.

 

Outro momento especial do dia foi dedicado aos sócios fundadores do Sindicato de Urupá. À eles foi dada uma medalha de Honra ao Mérito em reconhecimento a contribuição de cada um na história do Sindicato, dedicando em prol de uma luta coletiva pelas necessidades dos trabalhadores  rurais.

 

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...