Área Restrita

Fetagro

STJ deverá julgar HC de Udo Wahlbrink nos próximos dias; Ouvidoria pede proteção

24/09/2012
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deverá julgar nas próximas duas semanas um novo pedido de Habeas Corpus (HC), de Udo Wahlbrink, o Udo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vilhena/Chumpiguia, que poderá colocar o sindicalista em liberdade. No sábado (22), o Desembargador Gercino José da Silva Filho, Ouvidor Agrário Nacional e Presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, solicitou informações sobre o andamento do pedido de inclusão do sindicalista no Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos.

O julgamento do HC no STJ está parado há mais de quarenta dias. Apesar de ser um recurso judicial que normalmente é julgado rápido, desde 13 de agosto último que o processo não teve qualquer movimentação, principalmente, devido à problemas de saúde relacionado ao relator do processo, ministro Og Fernandes. Informações obtidas junto ao gabinete do ministro dão conta de que ele já está trabalhando normalmente.

Udo do Sindicato foi prejudicado em julgamentos anteriores de outros habeas corpus, no próprio STJ, devido a falhas jurídicas na instrução dos processos, que levaram a justiça a arquivar pedidos de liberdade, sem julgamento do mérito. O HC que deverá ir a julgamento nos próximos dias, também contém falhas, mas o advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, um dos maiores criminalistas do país, foi contratado para atuar na defesa do sindicalista e fará uma sustentação oral para tentar aproveitar o processo; caso contrário, ingressará com um novo pedido.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), com receio quanto à segurança de Udo, que já foi ameaçado diversas vezes, já haviam solicitado da Ouvidoria Agrária Nacional proteção policial para o Sindicalista. O Ouvidor Agrário enviou documento ao Coordenador-Geral do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Igo Martini, solicitando informações sobre pedido de inclusão feito anteriormente pela Ouvidoria, e destacou que o faz “acolhendo pedido dopresidente da CUT/Rondônia, senhor Itamar dos Santos Ferreira”.

O Desembargador Gercino ressaltou: “Esclareço, por derradeiro, que faço este pedido com fundamento no artigo 7º, anexo I, do Decreto Federal n° 7.255, de 04 de agosto de 2010, onde se encontra consignado que compete a Ouvidoria Agrária Nacional, que represento na condição de ouvidor agrário nacional, promover gestões junto aos representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Incra e de outras entidades relacionadas com o tema, visando à resolução de tensões e conflitos sociais no campo”.

Fonte: Assessoria CUT/RO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...