Área Restrita

Fetagro

FETAGRO discute habitação rural para assentados do Crédito Fundiário

13/04/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Habitação rural para assentados do Programa Nacional de Crédito Fundiário(PNCF). Essa foi a pauta de discussão do vice-presidente e secretário de política agrária da FETAGRO, Fábio Menezes, e do assessor da Federação e Coordenador Estadual do PNCF no Estado, Ênio Queiroz, na última quinta-feira (11), em Porto Velho, junto a Caixa Econômica Federal e a Unidade Técnica Estadual do Crédito Fundiário/Seagri.

De acordo com Fábio Menezes, essa discussão se dá pelo fato de que os projetos hoje trabalhados não atendem as especificidades dos assentados do credito fundiário, bem como não atende aos assentados pelo Incra.

Dentre os encaminhamentos da reunião, a FETAGRO apresentará um projeto arquitetônico que contemple todos os custos para a construção da unidade habitacional. A Caixa Econômica, por meio do gerente regional de governo da agência, Wilson Alves de Souza, garantiu agilidade na aprovação do projeto e na contratação destas unidades por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. Para a UTE/Seagri ficou a tarefa de discutir com a Caixa a relação de documentos para a montagem do processo e para geração dos contratos do Programa Minha Casa Minha Vida.

O gerente Wilson Souza assegurou que não faltarão recursos para a construção das unidades demandadas e que a instituição bancária atuará de forma ágil na liberação dos recursos.

Os representantes da FETAGRO estiveram reunidos, num outro momento, com a UTE para planejamento e definição de ações para contratação de pelo menos 500 contratos até o fim de 2013, assegurando que 500 famílias acessaram a terra.  Um calendário de vistoria conjunta foi estabelecido, assim como reuniões para difusão e esclarecimento sobre o programa em Rondônia.

“A implantação do Programa Minha Casa e Minha Vida nos assentamentos do Credito fundiário e do Incra, sem duvida é um grande desafio, que com certeza vamos encarar com garra, pois esse é um público da agricultura familiar que mais se encontra fora das políticas publicas e na linha da pobreza, portanto prioritários para nós”, observou Fábio Menezes.

  Fonte: Assessoria FETAGRO [caption id="attachment_1991" align="alignleft" width="300"] O diretor Fábio Menezes (d) discute projeto de habitação rural para beneficiários do PNCF com UTE/Seagri[/caption] [caption id="attachment_1996" align="alignright" width="300"] Ênio Queiroz (e), o representante da UTE e Fábio Menezes planejam ações e estratégias para contratações de habitações rurais[/caption]

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...