Área Restrita

Fetagro

Jovens do campo e da cidade lançam Jornada da Lutas

05/04/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Jovens representantes de movimentos sociais, sindicais e estudantis iniciaram hoje (05), em Ji-Paraná, a Jornada de Lutas da Juventude de Rondônia.

O ato estadual é marcado pela união entre a juventude do campo e da cidade em torno da mesma pauta e segue até amanhã (06) com a realização de debates para a construção de um documento base contendo seus anseios e propostas para uma juventude assistida e respeitada. Os jovens rondonienses terão suas discussões norteadas por temas como direitos sociais, reforma política, reforma agrária, trabalho, combate à exploração sexual, entre outros. Para eles, “juventude que ousa lutar constrói um poder popular”.

Sandra Felício, representante da juventude rural e também secretária de jovens da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RO), ressaltou que “a Jornada é um momento histórico, onde a juventude "acorda" para as problemáticas e reivindica seus direitos”.

As demandas da juventude rural estão sendo apresentadas por jovens trabalhadores rurais ligados aos Sindicatos e à FETAGRO. Participam também do evento os dirigentes da FETAGRO Ailton Nunes (secretário de jovens) e Fábio Menezes (o vice-presidente e secretário de política agrária), que na manhã do dia 6 (sábado) irá dialogar com os demais participantes sobre educação no campo.

O ato de lançamento da Jornada de Lutas da Juventude de Rondônia acontece a partir das 19 horas, na quadra poliesportiva do bairro Jardim dos Migrantes. O momento, que é aberto a toda sociedade, está sendo chamado de Ato Show e contará com a apresentação de três bandas musicais.

Jornada Nacional

A realização da jornada de lutas no Estado cumpre a programação da 1º Jornada de Lutas da Juventude Brasileira, realizada no último dia 2 em Brasília e que reuniu milhares de jovens de todo o país em passeata pelas ruas da capital federal com manifestos por toda a Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional. Os representantes dos movimentos sociais e estudantis que articularam a Jornada de Lutas foram recebidos pela presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, e entregaram um documento com as principais reivindicações da categoria.

As principais reivindicações são a aprovação do Estatuto da Juventude, a reforma agrária, trabalho decente para a juventude, 10% do PIB para a Educação, contra o avanço do agronegócio, contra o extermínio da juventude negra, pelo fim da violência contra as mulheres, dentre outras questões também importantes.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...