Área Restrita

Fetagro

ARTIGO: Lamentável destaque para Rondônia

05/04/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

As informações confirmadas nesta semana pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) sobre o aumento do número de mortes em consequencia de conflitos agrários no Estado de Rondônia nos entristece e nos deixa indignados. Mas também nos incentiva a combatermos a violência no campo e a persistir na luta pela terra e pelo cumprimento da sua função social.

A CPT registrou nove casos em 2012, contra dois no ano anterior em Rondônia. Em todo o país, segundo a Comissão, houve 36 homicídios em 2012 em conflitos agrários e em 2011, 29 casos.

Esses dados são alarmantes e expressam a disputa pela terra travada entre trabalhadores rurais sem terra, haja vista a grande valorização das terras destinadas em décadas anteriores e não exploradas pelos donos originários .

Com os grandes investimentos, especialmente em nosso Estado, com portos, usinas hidrelétricas, ferrovia e outros projetos, essas terras passaram a ter um grande valor economico e um bem estratégico para a expansão da fronteira agrícola pelo agronegócio, de modo que posse de 15 e de 20 anos são questionadas e, com base em Contratos de Alienação ou de Promessa de Compra e Venda que não foram cumpridos ou foi parcialmente cumprido, o judiciário estadual tem tirado a posse das famílias.

Outro fator que tem levado a essa crescente de violência no campo é a lentidão com que a União retoma esses contratos inadimplentes, que por meio de ação judicial tramitam por anos, deixando essa insegurança jurídica e aumentando as disputas, sem que seja considerada a função social da propriedade da terra.

A impudidade para os crimes agrários desde ameças, tentativas de homicídios e homicídios faz com que essa prática se torne comum, expondo ainda maios os trabalhadores que registram inúmeros boletins de ocorrências e que não são devidamente apurados pela Polícia Civil. E quando solicitam proteção as autoridades competentes não são atendidos.

E o estado, visando cessar as ocupações e as ações organizadas dos trabalhadores rurais sem terra, utiliza-se do poder policial e judiciário para criminalizar as ocupações e as ações sindicais dos trabalhadores rurais, realizando inquéritos e processos com o objetivo de condená-los, mas principalmente as lideranças. Essa situação pôde ser constatada em Vilhena, com o caso do presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais  Udo Wahlbrink que chegou a ficar preso por oito meses e responde a acusações por apoiar acampamentos e posseiros na busca pela terra.

É lamentável se destacar pela violência no campo, o que nos revela a falta de vontade do Estado brasileiro em enfrentar verdadeiramente esse problema. Há que se fazer uma ação urgente, buscando implementar um rigoroso e responsável programa de proteção as lideranças, buscar construir com o poder judiciário um procedimentos unificado e ágil para o trato com os conflitos agrários, punir os agressores e construir uma política de segurança pública para o campo, prezando pelo bem mais precioso que é a vida.

Contudo, uma ação do estado para enfrentar esse problema se faz necessária, disponibilizando recursos, construindo marcos legais que permitam agilizar o processo de retomada e destinação das terras públicas. E também uma ação unificada dos movimentos sociais do campo, acompanhando e denunciando as práticas que violam os direitos humanos.

Por Fábio Menezes Vice-presidente e secretário de política agrária da FETAGRO  

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...