Área Restrita

Fetagro

Pirarucu Gente: manifestações culturais e oficinas de piscicultura e economia solidaria

03/04/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A realização do quinto módulo do Projeto Pirarucu Gente, iniciado na última segunda-feira (01), segue cumprindo sua programação até a próxima sexta-feira (05), com a participação de coordenadores, alunos, convidados e sociedade em geral.

Hoje fizeram parte da programação, durante o dia, discussões sobre as técnicas da piscicultura de base ecológica e o manejo ecológico da piscicultura sob orientação dos professores Josenildo Souza (Unir) e Ana Rosa Araújo (UFS). O Professor Ricardo Pereira Ribeiro do ITAM/UEM falou sobre o melhoramento genético e reprodução artificial do tambaqui.

À noite, a partir das 19 horas, no local onde é realizada a Feira de Presidente Médici, acontece o Auê Cultural, um momento de maior descontração e que se repete desde o primeiro módulo, sempre com manifestações culturais e muita música. Entre as atrações desta noite estão DJ Chama Povo, Grupo Tomara Que Dê Certo e a dupla sertaneja Henrique e Renan.

Amanhã, dia 04, acontece um dos destaques das atividades da semana. Serão realizadas as oficinas práticas de piscicultura, na Base de Piscicultura Carlos Matiaze (UNIR) e de economia solidária, no Auditório do Centro Cultural.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Josenildo de Souza, as atividades práticas serão: como organizar uma de feira de economia solidária; como elaborar um plano de empreendimentos (ou plano de negócios) para obtenção de financiamentos e para a organização de eventos; como fazer manejo de piscicultura e como fazer a biometria, chipagem e reprodução artificial de tambaqui. As oficinas são gratuitas e abertas à comunidade.

Este módulo, que tem a piscicultura como tema base, faz parte das ações integradas do Projeto Pirarucu-Gente (Unir/CNPq/MDA/FETAGRO), Programa Peixe-Vivo (Unir/MPA/FEPEARO) e Programa de Melhoramento Genético do Tambaqui (Unir/Itam/Sebrae/Finep) . O evento é promovido pela Universidade Federal de Rondônia – Campus de Presidente Médici – em associação com a FETAGRO, FEPEARO com apoio do Ministério da Pesca, do Ministério do Desenvolvimento. Agrário, do CNPq, ITAM, do SEBRAE e da Associação Comercial de Presidente Médici.

Fonte: Assessoria FETAGRO (com informações de www.alvonoticias.com.br) [caption id="attachment_1858" align="alignleft" width="630"] Alunos do Projeto em atividade prática em um dos módulos anteriores[/caption]    

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...