Área Restrita

Fetagro

FETAGRO e Sindicato apoiam reivindicações de trabalhadores sem terra em Seringueiras

21/03/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Trabalhadores rurais sem terra que ocupam a Área do Aeroporto, no município de Seringueiras, reuniram-se hoje, dia 21, com dirigentes da FETAGRO e do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) daquele município para discutir sobre a regularização da terra e o assentamento das famílias.

Acampados na área há mais de 16 anos, os trabalhadores buscaram o apoio das entidades sindicais para  atuarem junto ao Incra na busca da regularização das terras e assentamento. Pedem apoio também nas reivindicações de cadastramento, documentação da terra, acesso ao Pronaf, acesso a Previdência Social e na condição de comercialização da produção. Atualmente vivem na área cerca de 40 famílias ocupando pequenas chácaras com uma grande produção de alimentos como o leite e o cará, que tem sido uma alternativa de renda crescente naquela região do Estado.

De acordo com os dirigentes da FETAGRO presentes na reunião, Fábio Menezes (vice-presidente e secretário de política agrária) e Teófilo Santana (secretário de meio ambiente) e o presidente do STTR, Luiz Carlos Ribeiro, na próxima semana haverá uma reunião com o superintendente do Incra, Luiz Flávio Carvalho Ribeiro, para tratar sobre a situação da área. “Vamos buscar o encaminhamento para o cadastramento das famílias e a regularização fundiária, tão esperada por eles”, assegurou Fábio Menezes.

Ainda de acordo com o dirigente, a FETAGRO assumiu o compromisso de, junto com o sindicato, contribuir no acompanhamento das demandas daqueles trabalhadores e trabalhadoras. “Colocamo-nos a disposição para conseguir que a terra seja entregue aos que nela trabalham”, ressaltou Fábio.

Carlinhos, uma das lideranças do acampamento, relatou que há muito tempo os trabalhadores tem batido em várias portas e buscado apoio do Incra e dos governantes, mas não tem obtido respostas que atendam aos anseios das famílias que vivem excluídas, sem condições de adquirir um financiamento,  sem poder alcançar benefícios juntos ao INSS e sem assistência técnica, como exemplos das conseqüências vividas por eles pela falta de regularização da terra. “Estamos confiantes que, com a força da FETAGRO e do Sindicato de Seringueiras, a gente consiga pressionar o Incra para cumprir o seu papel  e documentar nossa terra”, destacou Carlinhos.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...